
“Promessas quebradas e silêncio da gestão: até quando os trabalhadores do Hospital Santo Antônio terão que pagar pela incompetência da administração?”
por Daniel Trindade
O Hospital Santo Antônio de Sinop mais uma vez frustra seus colaboradores ao não cumprir o compromisso de pagamento das horas extras, conforme anunciado em comunicado oficial. No documento assinado pelo superintendente Wellington Randall Arantes, enviado no dia 7 de fevereiro, a Fundação de Saúde Comunitária de Sinop informou que, apesar do pagamento parcial dos salários ter sido realizado, as horas extras referentes à folha de janeiro seriam quitadas na segunda-feira, dia 10 de fevereiro. No entanto, na tarde desta terça-feira (11), nossa redação recebeu diversas reclamações de funcionários alegando que o pagamento não foi efetuado.
No documento divulgado pelo hospital, a administração justificou que, devido ao horário em que foi recebido o repasse da Secretaria de Estado de Saúde, não houve tempo hábil para processar as horas extras. Diante disso, garantiu que os valores seriam pagos na segunda-feira seguinte, o que não aconteceu. O comunicado afirmava:
“Prezados Colaboradores, a Fundação de Saúde Comunitária de Sinop/Hospital Santo Antônio vem respeitosamente informar que, na manhã de hoje, houve o pagamento parcial dos valores devidos pela Secretaria de Estado de Saúde; contudo, em razão do horário para envio da remessa da folha para compensação bancária ainda na tarde de hoje, não houve tempo hábil para o processamento em sistema das horas extras. Deste modo, informamos que, segunda-feira (10/02/2025), será pago os valores das horas extras referentes à folha de janeiro/25.”
O anúncio, que visava tranquilizar os funcionários, acabou por se tornar mais uma promessa não cumprida por parte da administração.
Os funcionários que aguardavam o pagamento das horas extras são os mesmos que, em meio a um cenário de falta de pessoal e dificuldades internas, dedicaram-se além da carga horária para manter o atendimento hospitalar funcionando. No entanto, o hospital não apenas não cumpriu o prazo estipulado, como também não deu explicações sobre a nova data para a regularização dos pagamentos. A situação gerou indignação entre os trabalhadores, que já enfrentam meses de atrasos salariais e uma gestão marcada pela falta de transparência. Alguns relatam que contavam com esses valores para pagar contas e compromissos, e agora precisam lidar com mais uma incerteza financeira.
Esse não é o primeiro episódio de atraso e descaso por parte da administração do Hospital Santo Antônio. Recentemente, a Fundação de Saúde Comunitária de Sinop tem sido alvo de críticas e denúncias devido à má gestão financeira e trabalhista. Além dos atrasos constantes nos salários, a instituição já foi alvo de ações na Justiça do Trabalho e acumula um passivo milionário em dívidas trabalhistas. Ainda há muitas perguntas sem respostas. Por que a Fundação não conseguiu cumprir o que estava previsto no próprio comunicado? Se houve o repasse da Secretaria de Estado de Saúde, por que os trabalhadores não receberam os valores devidos? Qual é a real situação financeira do hospital?
A ausência de um posicionamento oficial sobre a nova previsão de pagamento reforça a falta de transparência da gestão e expõe os trabalhadores a um ciclo de incertezas e prejuízos. Enquanto isso, a diretoria da Fundação de Saúde Comunitária de Sinop segue em silêncio, sem prestar qualquer esclarecimento público sobre a situação.
O Portal Deixa Que Eu Te Conto seguirá acompanhando essa questão e cobrando respostas. Os trabalhadores do Hospital Santo Antônio merecem respeito e o cumprimento de seus direitos.
Leia o Comunicado :
Ver essa foto no Instagram
Saiba quem são os diretores da Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, Hospital Santo Antônio
Hospital Santo Antônio de Sinop: R$ 5,5 milhões pagos sem contrato
Saiba quem são os diretores da Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, Hospital Santo Antônio
Hospital Santo Antônio pode decretar falência para fugir de dívidas trabalhistas?
Justiça nega liminar ao Hospital Santo Antônio e mantém paralisação; audiência é marcada para amanhã
Na 7ª paralisação, trabalhadores do Hospital Santo Antônio cobram direitos ignorados há décadas
Deputados solicitam audiência pública para resolver crise no Hospital Santo Antônio de Sinop
Sem pagamento, colaboradores do Santo Antônio convocam paralisação para esta noite às 19 horas
SINPEN notifica Hospital Santo Antônio com prazo 72 horas para regulação sob pena paralisação
Promessas Quebradas : Colaboradores do Hospital Santo Antônio enfrentam atrasos e descaso
Funcionários do Hospital Santo Antônio sofrem com falta de pagamentos

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"