
Foto: Reprodução
Operação da polícia civil investiga possível intermediação do crime por policial militar já afastado por agressão.
Da Redação
Cuiabá, MT – A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta terça-feira (8), a Operação Office Crime – O Elo, que tem como alvo o policial militar Jackson Pereira Barbosa. Afastado recentemente de suas funções após ser flagrado agredindo um homem, Barbosa agora é investigado por suspeita de envolvimento na morte do advogado Renato Gomes Nery, ocorrida em julho de 2024, em Cuiabá. A principal linha de investigação aponta para a possível intermediação do crime por parte do PM.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência de Barbosa, localizada em um condomínio de luxo na capital mato-grossense. A polícia busca elementos que confirmem a suspeita de que ele atuou na intermediação do assassinato e, possivelmente, como mandante. A informação é que outros moradores do mesmo condomínio já foram alvo de operações policiais anteriores.
O nome de Jackson Pereira Barbosa já havia figurado em investigações policiais no passado. Em 2022, ele foi preso durante a Operação Simulacrum, que apurou o envolvimento de mais de 60 PMs em homicídios qualificados por simulação de confronto. A investigação revelou um esquema no qual os policiais contavam com a ajuda de um informante para atrair vítimas com histórico de envolvimento em crimes, criando um falso pretexto para as execuções.
O advogado Renato Gomes Nery, de 72 anos, foi morto a tiros em frente ao seu escritório, em Cuiabá. As imagens do circuito de segurança registraram o momento em que um homem armado se aproximou e efetuou os disparos. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de execução.
Nery foi uma figura importante na advocacia mato-grossense, tendo presidido a OAB-MT e atuado como conselheiro federal da Ordem.
O espaço está aberto para a defesa do policial militar.
Caso Renato Nery: PM investigado cumpre prisão em escola de formação
Caso Renato Nery: Operação “Office Crimes” prende quatro PMs e um caseiro por assassinato de ex-presidente da OAB-MT
Polícia apreende dinheiro e equipamentos em investigação do homicídio de Renato Nery
Caso Renato Nery: 4 meses sem respostas | Outdoors cobram justiça por assassinato de advogado em Cuiabá
Caso Renato Nery: Conheça o sargento investigado por assassinato de advogado em Cuiabá
OAB em LUTO : Assassinato de Renato Nery abala advocacia de Mato Grosso
Advogado Renato Gomes Nery e sócio acusados de extorsão e fraude em Mato Grosso
Renato Gomes Nery, fez graves acusações na OAB/MT contra advogado e desembargadores dias antes de ser morto
CASO NERY : Suspeito de matar advogado em Cuiabá é flagrado em Várzea Grande após crime
Polícia Civil avança em investigação do assassinato de ex-presidente da OAB-MT
Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes! Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Sua voz é fundamental! Tem alguma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante para compartilhar? Entre em contato com nossa equipe através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99237-4496. Juntos, podemos construir um jornalismo ainda mais forte e engajado com a comunidade.

Redação
Este é o seu portal de notícias da nossa região. No nosso site, você encontra as informações mais relevantes e atualizadas sobre tudo o que acontece por aqui. Nossa missão é manter você informado com conteúdos de qualidade, escritos por colaboradores que conhecem a fundo a realidade local.