Ex-presidente da OAB-MT foi alvejado em frente ao escritório e não resistiu aos ferimentos
Por Daniel Trindade, Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
Nesta sexta-feira, 5 de julho, Renato Gomes Nery, ex-presidente da OAB-MT e ex-conselheiro federal, foi alvejado por pelo menos sete disparos de arma de fogo, dos quais três o atingiram em frente ao seu escritório na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá.
Aos 72 anos, Nery foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Complexo Hospitalar de Cuiabá, antigo Hospital Jardim Cuiabá. Na unidade, ele chegou em estado grave e passou por uma cirurgia que durou cerca de seis horas. Após a operação, seu estado de saúde continuou crítico e ele foi levado para a UTI, onde não resistiu e faleceu nesta manhã (06).
A Polícia divulgou imagens do suposto assassino, que estava de jaqueta preta e perseguiu o advogado pela Avenida Fernando Corrêa. O criminoso ainda não foi identificado, mas as investigações estão em curso e a principal suspeita é de uma execução planejada.
Rafael Horn, presidente em exercício do Conselho Federal da OAB, expressou a solidariedade da Ordem dos Advogados do Brasil aos amigos, colegas e familiares de Nery. “Acompanharemos a investigação do caso com atenção e cobraremos a punição dos responsáveis”, afirmou Horn.
A Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim) também manifestou pesar: “É com imenso pesar e profunda tristeza que a Associação da Advocacia Criminal do Estado de Mato Grosso (Anacrim) comunica o falecimento do ilustre advogado Dr. Renato Gomes Nery, ocorrido neste sábado, 6 de julho de 2024, aos 72 anos.”
A diretoria do Conselho Federal da OAB decretou luto oficial de três dias em memória de Renato Nery. Gisela Cardoso, presidente da OAB-MT, concederá uma entrevista neste sábado, 6 de julho, para abordar o atentado e as medidas que serão tomadas. Com profundo pesar, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) lamenta o falecimento do advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
Renato Nery foi presidente da Seccional Mato Grosso na gestão 1989 – 1991. No ano passado, ele recebeu uma homenagem quando a OAB-MT completou 90 anos de fundação.
Após deixar a presidência, continuou atuando como conselheiro federal e acompanhou junto ao Conselho Federal da OAB as discussões acerca da criação do Conselho Nacional de Justiça. Em entrevista à OAB-MT, ele relembrou sua trajetória e como chegou à presidência. “Nós que éramos novos, que estávamos iniciando na carreira, tínhamos que lançar uma chapa. O Conselho Pleno era formado por novatos. Ninguém nunca tinha sido nada na Ordem. Todos tinham a perspectiva de mudanças”, destacou.
Além da renovação, o período de Renato Nery deu enfoque à função social da OAB-MT, tendo em mente que a Ordem é a representante da cidadania. Atualmente, realizava atendimentos em um escritório localizado na Avenida Fernando Corrêa, na Capital.
O velório de Renato Nery será realizado na Funerária Santa Rita, em Cuiabá, a partir das 18h deste sábado, 6 de julho.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"