
Solicitação urgente à Secretaria de Segurança Pública visa garantir a ordem e a proteção dos moradores do Projeto de Assentamento Itanhangá, palco de tensões e irregularidades.
Por Daniel Trindade do Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
Em uma medida de urgência, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) solicitaram à Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso o aumento do policiamento no Projeto de Assentamento Itanhangá, um dos maiores do Brasil, que enfrenta graves irregularidades desde sua criação, em 1995. O pedido visa assegurar a segurança dos moradores e a efetivação das decisões judiciais que determinam a reintegração de posse de terras.
O apelo das instituições surge em um contexto de tensão crescente na região, exacerbada por uma reunião pública que debateu formas de resistir às reintegrações de posse. Esta semana, a retomada de seis lotes marcou o início do processo de reassentamento das primeiras 15 famílias, com previsão de novas reintegrações nos próximos meses.
O MPF expressou preocupação com a possibilidade de mobilizações que visam obstruir a retomada da área pública pela União, enfatizando a importância de preservar a ordem e garantir a segurança das famílias que devem ser reassentadas conforme decisão judicial.
Localizado entre os municípios de Itanhangá e Tapurah, o Projeto de Assentamento Itanhangá abrange mais de 115 mil hectares e tem capacidade para assentar 1.149 famílias. No entanto, o local tem sido cenário de ocupações ilegais e atos de violência, culminando em operações como a Terra Prometida e Theatrum, que revelaram a apropriação indevida de terras públicas e outros ilícitos.
Diante da política de “tolerância zero” adotada pelo Estado do Mato Grosso contra invasões de terra, o MPF e a DPU reiteram a necessidade de proteção às famílias legítimas e de medidas eficazes para manter a ordem no assentamento. A Secretaria de Segurança Pública tem o prazo de 24 horas para informar sobre as ações que serão implementadas em resposta ao pedido.
Com informações Assessoria MPU.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"