
Governador detona ação no CNMP e defende favorito à vaga; entenda a briga política nos bastidores do Judiciário mato-grossense.
Da Redação
O governador Mauro Mendes (União) elevou o tom contra o deputado federal Emanuelzinho (MDB), após o parlamentar acionar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para barrar a indicação de Deosdete Cruz, ex-procurador-geral de Justiça, à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Em declarações contundentes, Mendes classificou a atitude como “bobagem” e defendeu a reputação de Deosdete, um nome de peso nos bastidores do Judiciário local.
“Isso é uma bobagem, mais uma bobagem de quem sempre aprontou na vida pública […] Cuiabá passou por um verdadeiro tsunami, o deputado Emanuelzinho deveria ter vergonha de fazer um negócio desse contra um homem público tão ilibado, como o nosso procurador geral, tentando impedi-lo. Mas a eficácia disso será zero”, disparou o governador à imprensa, evidenciando a tensão nos corredores da política mato-grossense.
A vaga em disputa surgiu com a aposentadoria do desembargador Guiomar Teodoro Borges, e Deosdete Cruz é amplamente apontado como o favorito. Além dele, os promotores Marcelo Caetano Vacchiano, Marcelo Lucindo Araújo e Milton Pereira Merquiades também se inscreveram para concorrer.
A ação de Emanuelzinho no CNMP alega uma possível parcialidade na escolha, baseando-se na proximidade entre Deosdete e o governador Mauro Mendes, responsável pela indicação final. Para ser elegível à vaga, os candidatos devem ser membros ativos do Ministério Público, com mais de 35 anos e pelo menos 10 anos de carreira.
A disputa escancara o complexo jogo de poderes em torno do Quinto Constitucional, mecanismo que reserva vagas nos tribunais para membros do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A escolha do novo desembargador envolve a formação de uma lista pelos membros do MP, a indicação do governador e, por fim, a sabatina e votação no Tribunal de Justiça. Nos bastidores, a articulação política é intensa, e a ofensiva de Emanuelzinho revela a busca por influenciar o processo.
Emanuelzinho tenta barrar favorito ao TJMT: proximidade com Governador é questionada
⇒Acompanhe as notícias e mantenha-se atualizado sobre as notícias. Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram .
⇒Sugestão de pauta: Entre em contato com a nossa equipe para sugestões de pautas, denúncias ou informações relevantes. Envie sua mensagem através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99250 5450 / (66) 99237-4496.

Redação
Este é o seu portal de notícias da nossa região. No nosso site, você encontra as informações mais relevantes e atualizadas sobre tudo o que acontece por aqui. Nossa missão é manter você informado com conteúdos de qualidade, escritos por colaboradores que conhecem a fundo a realidade local.