Procuradoria defendeu arquivar apurações das acusações da CPI
O senador Humberto Costa (PT) disse nesta segunda-feira (11.03) que irá solicitar junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) a reabertura dos inquéritos propostos no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e ex-ministros.
De acordo com Humberto, a PGR sob o comando Augusto Aras, arquivou apurações preliminares contra Bolsonaro, ex-ministros abertos a partir das conclusões da CPI da Covid. Importante frisar que é de competência da Procuradoria-Geral o pedido de abertura de inquéritos e ações penais.
“Eu acho deve reabrir principalmente aqueles que têm participação decisiva do ex-presidente nos fatos que deram caso a toda essa situação dramática que nós vivemos, tanto do ponto de vista de omissões, ações, e das perpetuações de crimes, inclusive contra a humanidade, e, portanto, nós queremos que ele e aqueles que o auxiliaram, integrantes do primeiro escalão, sejam responsabilizados”, declarou o senador.
Lembrando que entre os inquéritos arquivados consta no qual requer indiciamento de Bolsonaro, acusado dos crimes de charlatanismo, prevaricação, infração de medida sanitária preventiva, emprego irregular de verba pública e epidemia com resultado de morte.
Não vamos deixar que o trabalho da CPI da Covid seja esquecido. Vamos recorrer a todas as instâncias necessárias para que haja sequência das investigações e que os responsáveis sejam punidos pelos crimes que cometeram. pic.twitter.com/1sCUNNIkBH
— Humberto Costa (@senadorhumberto) March 11, 2024
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"