
A declaração de Coelho surpreendeu muitos dos seus seguidores, que o consideravam um dos principais defensores do ex-presidente.
O escritor brasileiro Paulo Coelho causou alvoroço nas redes sociais neste domingo, 26, ao admitir em sua conta no Twitter que se arrependeu de apoiar Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2022. A declaração de Coelho surpreendeu muitos dos seus seguidores, que o consideravam um dos principais defensores do ex-presidente.
Erro de julgamento
Em sua postagem no Twitter, Paulo Coelho afirmou que apoiou Lula por décadas, mas que agora considera o mandato do petista como “patético”. O escritor criticou a incapacidade de Lula em resolver os problemas do Banco Central e por ter caído na “trapaça” do ex-juiz Sérgio Moro, que foi desqualificado. Coelho admitiu que errou ao se empenhar na campanha de Lula e que perdeu leitores por causa disso.
Décadas apoiando @LulaOficial , noto que seu novo mandato está patético.
Cair na trampa de ex-juiz desqualificado, incapacidade de resolver problema do BC, etc.
Não devia ter me empenhado na campanha. Perdi leitores (faz parte) mas não estou vendo meu voto ter valido a pena
— Paulo Coelho (@paulocoelho) March 26, 2023
Apoio histórico
Paulo Coelho foi um dos principais apoiadores de Lula nas eleições de 2022. O escritor usou as redes sociais para se manifestar a favor do ex-presidente e pedir aos seus seguidores que votassem em Lula. Coelho acreditava que Lula seria a melhor opção para o Brasil e que poderia resolver os problemas do país.
Críticas à família Moro
Durante a campanha eleitoral, Paulo Coelho também criticou o ex-juiz Sérgio Moro e sua esposa, Rosângela Moro, que eram candidatos a cargos políticos. Coelho fez comentários irônicos sobre o casal e afirmou que não havia nenhuma sentença condenando o então candidato Lula.
Advertência a Lula
Apesar de ter apoiado Lula na campanha, Paulo Coelho advertiu o ex-presidente sobre as suas declarações infelizes e a necessidade de investir em comunidades sociais de maneira inteligente e profissional.
Coelho acreditava que se Lula continuasse com a incontinência verbal, ele permitiria que o atual presidente, Jair Bolsonaro, tivesse chances de reeleição.
Arrependimento e retirada de apoio
Paulo Coelho retirou o seu apoio a Lula com menos de três meses de mandato. O escritor se arrependeu de ter apoiado o petista e perdeu seguidores por causa disso. Coelho percebeu que errou ao se empenhar na campanha de Lula e agora admite o seu erro publicamente.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"