Maria Vitória Rondon expõe falta de apoio e questiona valores do concurso
Por Daniel Trindade, do Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
Em uma decisão surpreendente, Maria Vitória Rondon, de 19 anos, anunciou nesta segunda-feira (29) sua renúncia ao título de Miss Grand Mato Grosso 2024. A jovem estudante de jornalismo, coroada na última sexta-feira (26) em Cuiabá, utilizou suas redes sociais para divulgar os motivos da renúncia, alegando resistência por parte da organização do evento.
“Desde o início, percebi que a escolha dos jurados foi recebida com uma certa resistência pela coordenação estadual e nacional. Embora eu tenha sido escolhida para representar o estado, ficou claro que a minha abordagem e a minha voz, que buscam apoiar e amplificar as necessidades da comunidade, não eram bem-vindas”, afirmou Maria Vitória em um vídeo.
A organização do Miss Grand Mato Grosso, por sua vez, emitiu uma nota oficial, declarando surpresa com a renúncia de Maria e reafirmando que a jovem sempre foi reconhecida como vencedora. “Importante ressaltar que o voto dos jurados foi soberano no concurso e que em nenhum momento a vencedora deixou de ser acolhida ou reconhecida como Miss”, destacou a nota.
Maria Vitória relatou que, em vários momentos, os coordenadores deixaram claro que sua beleza e a forma como ela a utiliza não se encaixavam no perfil buscado pelo concurso. “Sem chão ao ver minha vitória contestada, mesmo com todos os jurados votando ao meu favor. Foi um momento difícil, que me fez pensar se eu deveria estar ali. O que mais me marcou foi a fase após a coroação, quando não vi e nem recebi nenhum tipo de apoio ou abraço de congratulações dos coordenadores”, contou em nota ao g1.
A jovem expressou sua tristeza e desilusão com a situação, afirmando que ainda não entende completamente os motivos do tratamento recebido. “Em um concurso de beleza, onde eu fui coroada vencedora, o que realmente é a beleza? Foram perguntas como essa que me fizeram tomar a decisão de renunciar a um título e a um evento que vi que não sou bem-vinda por algum motivo que ainda não entendi, mas que o tempo responderá”, concluiu.
De acordo com o regulamento do concurso, a segunda colocada, Taiany Zimpel, assumirá o título. Natural de Sinop, Taiany representou Brasnorte na etapa estadual e também foi surpreendida pelos acontecimentos. Ela afirmou que Maria mereceu ganhar.
“Mavi [Maria Vitória] estava deslumbrante, trabalhou muito para chegar até aqui, ela realmente mereceu a vitória. [Sobre assumir o título] Não estava esperando, tanto que sábado fui para Rondonópolis visitar minha família. Agora vou trabalhar com o tempo que tenho para chegar preparada e representar meu estado com muito amor”, disse Taiany.
A grande final do Miss Grand Brasil 2024 está marcada para o dia 8 de agosto, em São Paulo.
Com Informações do G1
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"