
Confirmação de foco de gripe aviária em aves de subsistência em Campinápolis mobiliza Mapa e Indea-MT, que reforçam que consumo de carne de frango e ovos segue seguro para a população.
por Daniel Trindade
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, neste final de semana, um novo caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma criação de aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis, a 513 quilômetros de Cuiabá, no leste de Mato Grosso. Este é o quarto foco da doença registrado no Brasil envolvendo aves que não pertencem à produção comercial.
Após a notificação, o Serviço Veterinário Oficial realizou a interdição da propriedade rural e coletou amostras para exames laboratoriais, que confirmaram a presença do vírus. Diante disso, equipes iniciaram no domingo (8) as ações sanitárias previstas nos protocolos internacionais.
De acordo com o Mapa, as medidas de controle incluem o monitoramento intensivo num raio de 10 quilômetros ao redor do foco. O ministério informou que, nessa área, não há granjas comerciais, o que afasta qualquer impacto imediato sobre o setor produtivo. A pasta também ressaltou que a ocorrência em aves de subsistência não afeta o comércio internacional de produtos avícolas, tampouco representa risco ao consumo de carne de frango ou ovos.
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) confirmou que está executando todas as ações previstas no plano de contenção. Técnicos do órgão já estão em Campinápolis para realizar vistorias em todas as propriedades no entorno do foco. A operação inclui:
-
Instalação de barreiras sanitárias na propriedade afetada, com restrição ao trânsito de animais, pessoas e equipamentos;
-
Abate sanitário de todas as aves no local, conforme protocolo;
-
Desinfecção completa da área contaminada para impedir a propagação do vírus.
O Indea-MT reforçou que não existe risco à saúde humana decorrente do consumo de carne de frango ou ovos, e que os produtos seguem seguros tanto para o mercado interno quanto para exportação.
A gripe aviária é uma doença viral que atinge principalmente aves, com alto potencial de transmissão entre animais, mas com baixo risco de infecção para humanos, principalmente quando medidas sanitárias são respeitadas.
com informações do MAPA
Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes! Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Sua voz é fundamental! Tem alguma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante para compartilhar? Entre em contato com nossa equipe através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99237-4496. Juntos, podemos construir um jornalismo ainda mais forte e engajado com a comunidade.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"