
Abílio lidera rejeição com 24,8%, seguido por Lúdio com 11,2%
Por Daniel Trindade, do Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
Uma pesquisa recente da Percent revela que o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), lidera a corrida para a prefeitura de Cuiabá com 33,8% das intenções de voto. O deputado federal Abílio Júnior (PL) aparece em segundo lugar com 21,7%, seguido de perto pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que tem 17,4% das intenções de voto. Com uma margem de erro de 2,83% para mais ou para menos, Abílio e Lúdio estão tecnicamente empatados, indicando uma disputa acirrada pelo segundo lugar. O levantamento foi realizado entre os dias 30 de julho e 2 de agosto e ouviu 1200 pessoas nas zonas urbana e rural da capital.
Ronye Steffan, proprietário da Percent, comenta que Botelho mantém os mesmos números desde o início do ano, o que lhe dá uma certa tranquilidade para garantir vaga no segundo turno. “Abílio e Lúdio estão praticamente empatados, com ligeira vantagem para Abílio. No entanto, Lúdio foi o nome que mais cresceu nas últimas semanas e pode surpreender”, afirmou Steffan.
O empresário Domingos Kennedy (MDB) aparece com 2% das intenções de voto. Nulos e brancos somam 7,1%, indecisos 17%, e 1% dos entrevistados não responderam.
Na pesquisa espontânea, onde não são apresentados nomes aos entrevistados, Botelho lidera com 23,5%, seguido por Abílio com 12,8% e Lúdio com 9,7%. Kennedy aparece com 0,4%. Nulos e brancos somam 0,8%, indecisos 49,6% e 3,2% não souberam responder. “Com menos de 60 dias para a eleição, cerca de 50% dos eleitores ainda estão indecisos. A definição deve ocorrer após o início dos programas eleitorais no rádio e na TV, além dos debates”, explicou Steffan.
A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos. Abílio é o mais rejeitado, com 24,8%, seguido por Lúdio com 11,2% e Kennedy com 9,2%. Botelho tem a menor rejeição, com 7,1%. “Abílio precisa trabalhar suas mensagens na TV para mitigar a alta rejeição. Kennedy, por ser menos conhecido, também enfrenta rejeição elevada”, analisou Steffan.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-09236/2024 e tem uma margem de erro de 2,83% para mais ou para menos.
Com informações da TV Cuiabá e O Documento.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"