
Foto: Reprodução
Operação Sisamnes deflagra 5ª fase com mandados em Cuiabá e Brasília, focando em lavagem de dinheiro e suposto esquema de compra de decisões judiciais; alvos incluem desembargadores afastados e lobista preso
Por Redação
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (13), a 5ª fase da Operação Sisamnes, aprofundando a investigação sobre um esquema de lavagem de dinheiro ligado à suposta compra de decisões judiciais. A ação resultou no bloqueio de R$ 20 milhões em bens e valores, além do cumprimento de mandados em Cuiabá e Brasília.
Em Cuiabá, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, enquanto outros dois foram realizados em Primavera do Leste (a 234 km da capital). A operação também se estendeu a Brasília, com o cumprimento de mais quatro mandados. Os investigados estão proibidos de deixar o país, e seus passaportes foram apreendidos.
A investigação da PF aponta para a existência de uma rede financeira-empresarial utilizada para dissimular a origem ilícita de “propinas” supostamente destinadas à compra de decisões judiciais no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O objetivo seria dificultar o rastreamento do dinheiro e romper a ligação direta entre corruptores e corrompidos.
Além da lavagem de dinheiro, a PF investiga crimes como corrupção ativa e passiva, operação de câmbio ilegal, evasão de divisas e organização criminosa.
A Operação Sisamnes teve início com o foco em dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso: Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho. Ambos permanecem afastados de suas funções e são monitorados por tornozeleira eletrônica. Outro alvo da operação é o empresário Andreson de Oliveira Gonçalves, preso desde novembro de 2024, suspeito de atuar como intermediário no esquema.
A investigação ganhou força após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023. A análise de seu celular revelou conversas com o lobista, indicando uma suposta parceria em um esquema de venda de sentenças.
Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes! Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Sua voz é fundamental! Tem alguma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante para compartilhar? Entre em contato com nossa equipe através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99237-4496. Juntos, podemos construir um jornalismo ainda mais forte e engajado com a comunidade.

Redação
Este é o seu portal de notícias da nossa região. No nosso site, você encontra as informações mais relevantes e atualizadas sobre tudo o que acontece por aqui. Nossa missão é manter você informado com conteúdos de qualidade, escritos por colaboradores que conhecem a fundo a realidade local.