Por Daniel Trindade
Operação captura criminoso armado com AK47 no Pará
Na manhã desta terça-feira (26), uma operação integrada resultou na morte de Francivaldo Moreira Pontes, conhecido pelos apelidos “Ban” ou “Sangue Bom”, durante um confronto com a polícia em uma ilha no interior do Pará. Francivaldo, identificado como o principal financiador do ataque a uma empresa de segurança em Confresa, Mato Grosso, em abril do ano passado, foi encontrado portando um fuzil AK47 e munições.
Durante a abordagem, Francivaldo atirou contra as forças policiais, que revidaram. Apesar de ter sido socorrido, ele não resistiu aos ferimentos. Ele tinha três mandados de prisão em aberto e era apontado como líder de uma facção criminosa paulista, envolvido em crimes violentos conhecidos como “domínio de cidades”.
Investigações conduzidas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e pela Delegacia Regional de Vila Rica revelaram o envolvimento de Francivaldo em um ataque que utilizou explosivos e armamento pesado contra uma empresa de transporte de valores. Ele foi um dos alvos da Operação Pentágono em outubro de 2023, que emitiu 35 mandados contra suspeitos do ataque.
A Polícia Civil de Mato Grosso apurou crimes de organização criminosa, roubo majorado, incêndio, porte e disparo de arma de fogo, e dano qualificado. Parte dos envolvidos já foi condenada a um total de 191 anos de reclusão pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá.
Francivaldo foi localizado graças a uma troca de informações entre as Polícias Civis de Mato Grosso, Minas Gerais e Pará. Foragido do sistema penitenciário desde 2015, ele usava identidades falsas como Renato Barbosa Sousa e Levi Pereira Gonçalves.
A operação envolveu a GCCO de Mato Grosso, a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado do Pará, a Polícia Rodoviária Federal e o Bope de Goiás, destacando a cooperação entre estados para capturar criminosos perigosos.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"