
“O agro não para, e as mulheres do campo também não, Rosana Martinelli e as Agroligadas mostram que a força do setor vai além das lavouras.”
por Daniel Trindade
A senadora Rosana Martinelli marcou presença no lançamento da safra 2025 em Santa Carmem, um dos eventos mais relevantes para o agronegócio brasileiro. Com a participação de importantes lideranças políticas e do setor produtivo, Rosana parabenizou a cidade por sediar esse grande encontro e destacou a importância do agro na economia nacional, além da necessidade de fortalecer políticas que garantam segurança e competitividade aos produtores rurais.
Rosana reforçou sua luta contra a moratória da soja, política que considera injusta para os produtores de Mato Grosso, principalmente do Norte do estado. Lembrou sua atuação no Senado para derrubar essa restrição, promovendo debates e audiências públicas ao lado da deputada Coronel Fernanda, sindicatos e entidades do setor. a moratória não passa de um boicote comercial imposto por grandes compradores internacionais, especialmente europeus, que se recusam a adquirir soja produzida em áreas abertas após 2008, mesmo aceitando outros cultivos como arroz e algodão nessas mesmas terras.
“Essas empresas precisam respeitar o Código Florestal Brasileiro. Não faz sentido que o produtor possa plantar qualquer outra cultura na mesma área e vender, mas seja impedido de comercializar soja. Essa moratória é um boicote disfarçado e prejudica diretamente nossos produtores. Estamos lutando para acabar com essa injustiça”, destacou Rosana.
Outro destaque no evento foi a presença e participação ativa do movimento Agroligadas, uma iniciativa que reúne mulheres do agronegócio e fortalece a representatividade feminina no setor. Rosana, que sempre defendeu a inclusão da mulher no agro, elogiou o trabalho das Agroligadas e ressaltou a importância de dar visibilidade ao papel da mulher no campo, seja na gestão de propriedades, na atuação técnica ou no comando de grandes produções agrícolas.
“A força da mulher no agro é inegável e cresce a cada dia. O movimento Agroligadas mostra que as mulheres estão cada vez mais presentes, atuando e liderando no setor produtivo. São guerreiras que fazem a diferença e merecem todo o reconhecimento e apoio”, afirmou a senadora.
Além de tratar das pautas do agronegócio, Rosana também aproveitou o evento para estreitar relações políticas e debater o futuro da região com prefeitos, vereadores e outras lideranças presentes. A senadora reforçou a importância do diálogo para fortalecer alianças e garantir que as demandas dos municípios do Norte de Mato Grosso sejam atendidas. “Foi um evento muito produtivo, tive a oportunidade de conversar com muitas lideranças da região, alinhar ideias e reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento do estado”, destacou.
A participação de Rosana Martinelli no lançamento da safra 2025 reafirma sua posição como uma das principais defensoras do agronegócio e do desenvolvimento de Mato Grosso. Além disso, sua valorização da presença feminina no setor mostra seu compromisso em ampliar o espaço das mulheres no campo, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e que suas contribuições sejam reconhecidas.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"