
Por Daniel Trindade, do Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
Em um episódio que ilustra a crescente tensão entre a liberdade individual e as regras institucionais, o surfista brasileiro João Chianca, conhecido como Chumbinho, foi obrigado a remover a imagem do Cristo Redentor de suas pranchas para participar dos Jogos Olímpicos de Paris. A decisão foi baseada no artigo 50 da Carta Olímpica, que proíbe manifestações políticas, religiosas ou sociais em qualquer instalação olímpica.
O artigo 50 da Carta Olímpica estabelece que “não é permitida, em qualquer instalação olímpica, qualquer forma de manifestação ou de propaganda política, religiosa ou social”. Este conjunto de regras, criado pelo Barão de Coubertin em 1899 e atualizado pela última vez em 2013, visa manter a neutralidade dos Jogos.
Natural de Saquarema, no Rio de Janeiro, Chumbinho havia customizado suas pranchas com imagens do Cristo Redentor como uma forma de homenagear sua cidade natal e sua fé. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o surfista, que é evangélico, compartilhou que durante sua recuperação de uma grave lesão sofrida no último Mundial de Surf, ele encontrou força na fé e no apoio de familiares e amigos.
“Mesmo que você passe por momentos difíceis, eu acredito que dia após dia as coisas vão começar a melhorar. Eu me afastei da minha fé e muitas vezes duvidei de mim. Mas nada como um dia após o outro, e eu realmente percebi que sem a minha fé eu não conseguiria seguir em frente”, disse Chumbinho.
O caso de Chumbinho é apenas uma das várias polêmicas envolvendo os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia de abertura foi criticada pela forma como apresentou diversos símbolos cristãos. Além disso, o Ministério do Esporte foi acusado de racismo após postar uma foto de um macaco dirigindo um barco, e atletas israelenses relataram ameaças durante o evento.
Até o fechamento desta reportagem, a assessoria de imprensa de Chumbinho e o Comitê Olímpico Internacional não haviam se manifestado sobre o caso.
Com informações da Folha UOL e Brasil Paralelo.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"