
Foto: Divulgação/MEC
Evento online discute estratégias pedagógicas e o papel da escola na construção de uma cultura de paz e respeito.
Brasília, DF – Em busca de fortalecer a segurança e o bem-estar nas escolas, o Ministério da Educação (MEC) promove, na quinta-feira (10), o webinário “Estratégias pedagógicas para prevenção das violências nas escolas”. O evento online, que faz parte da Semana Nacional da Convivência Escolar, tem como foco central a promoção de um ambiente escolar mais acolhedor, seguro e respeitoso, com o fortalecimento dos vínculos entre todos os membros da comunidade escolar.
A transmissão, que ocorrerá das 9h30 às 11h (horário de Brasília) no canal do MEC no YouTube, é direcionada a professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, equipes técnicas das secretarias de educação, estudantes de licenciatura, organizações da sociedade civil e demais interessados no tema. O objetivo é fomentar a discussão sobre como práticas pedagógicas inovadoras e estratégias de gestão da convivência podem contribuir para o respeito às diversidades, a inclusão, a participação democrática e a construção de uma cultura de paz no ambiente escolar.
A iniciativa é liderada pela Coordenação-Geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (CGAVE) da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC. A proposta é fortalecer a educação em direitos humanos, reconhecendo o papel fundamental da escola na prevenção de diversas formas de violência e na valorização da escuta, da mediação de conflitos e da convivência cidadã.
O webinário busca também compartilhar práticas pedagógicas e institucionais eficazes na prevenção da violência, valorizar experiências de escolas e redes de ensino comprometidas com a convivência democrática e o respeito às diversidades, promover o diálogo sobre o papel das políticas públicas educacionais no fortalecimento da cultura de paz e dos direitos humanos, e capacitar educadores e equipes escolares para atuarem na promoção de ambientes escolares seguros e acolhedores.
Entre os participantes confirmados estão o professor Clarino Soares Santos, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; Audileia Gonçalo, gerente executiva de Gestão Pedagógica e Desenvolvimento Curricular da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba; Clara Ramírez Barat, diretora do Programa de Políticas Educacionais Warren no Instituto Auschwitz; Mariana Rosa, conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE); e Thaís Dias Luz Borges Santos, coordenadora-geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas do MEC.
Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes! Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Sua voz é fundamental! Tem alguma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante para compartilhar? Entre em contato com nossa equipe através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99237-4496. Juntos, podemos construir um jornalismo ainda mais forte e engajado com a comunidade.

Redação
Este é o seu portal de notícias da nossa região. No nosso site, você encontra as informações mais relevantes e atualizadas sobre tudo o que acontece por aqui. Nossa missão é manter você informado com conteúdos de qualidade, escritos por colaboradores que conhecem a fundo a realidade local.