Por Daniel Trindade, Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
Uma massa de ar seco está afetando grande parte do Brasil, com Mato Grosso registrando níveis de umidade comparáveis aos de regiões desérticas. Em Cotriguaçu, Mato Grosso, a umidade relativa do ar chegou a 7%, índice similar ao registrado no aeroporto de El Loa, próximo ao deserto do Atacama no Chile.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para 16 estados brasileiros. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a previsão é de que a umidade varie entre 20% e 12% nos próximos dias.
Segundo o MetSul Meteorologia, o Centro-Oeste brasileiro será a região mais afetada por esta massa de ar seco. O Inmet alerta para riscos de incêndios florestais e problemas de saúde.
As recomendações do Inmet para a população incluem:
Ingerir água com frequência
Usar hidratantes para a pele
Evitar atividades físicas e exposição solar nos horários de pico de calor
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera níveis de umidade abaixo de 60% como potencialmente prejudiciais à saúde. No último domingo, 416 das 453 estações meteorológicas do Inmet registraram níveis médios abaixo desse patamar.
Enquanto Mato Grosso e a maior parte do país enfrentam esta seca, o Inmet prevê possibilidade de chuvas isoladas apenas para o norte do Amazonas e Roraima, o sul do Rio Grande do Sul e uma faixa do litoral do Nordeste nos próximos dias.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"