Encontro visa discutir crise climática e elaborar resposta conjunta; governo prepara pacote de medidas
Por Daniel Trindade, do Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião emergencial com os chefes dos outros Poderes da República para esta terça-feira (17), às 16h30, no Palácio do Planalto. O encontro tem como objetivo discutir a situação crítica das queimadas no país e elaborar uma resposta conjunta do Estado brasileiro.
Segundo o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, foram convidados os presidentes do Supremo Tribunal Federal, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Contas da União e o chefe da Procuradoria Geral da República.
O governo prepara um pacote de medidas para lidar com a emergência climática, que deve incluir medidas provisórias. Os detalhes serão anunciados após a reunião.
Dados do Monitor do Fogo Mapbiomas mostram que de janeiro a agosto de 2024, os incêndios já atingiram 11,39 milhões de hectares no país, com 5,65 milhões apenas em agosto.
Recentemente, o ministro Flávio Dino, do STF, autorizou o governo a emitir créditos extraordinários fora dos limites fiscais para combater as queimadas. A capital federal, Brasília, também foi afetada, com cerca de 3 mil hectares do Parque Nacional de Brasília consumidos pelo fogo.
O governo também planeja uma agenda do presidente Lula com os governadores nos próximos dias para discutir o tema.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, concederá entrevista nesta terça-feira (17) para abordar a situação.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"