
Vanda Pepiliasco, condenada por homicídio nos anos 90, ganha habeas corpus devido a problemas de saúde
Por Daniel Trindade
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do desembargador Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, concedeu habeas corpus a Vanda Pepiliasco, uma artista plástica que foi condenada pelo assassinato de uma empregada doméstica em Londrina (PR) na década de 1990. Vanda havia sido presa em 19 de dezembro ao chegar no aeroporto de Curitiba, após violar condições impostas para a progressão de regime, que havia sido concedida em janeiro de 2023.
O homicídio aconteceu em julho de 1993, quando Cleonice de Fátima Rosa foi encontrada morta na escadaria externa do triplex onde Vanda residia, com um corte profundo no pescoço e cabelos em suas mãos. Inicialmente, outra empregada confessou o crime, mas depois revelou que a confissão foi feita sob tortura policial. Exames de DNA, realizados meses depois, confirmaram que o cabelo encontrado era de Vanda.
Após um processo judicial que se estendeu por décadas, Vanda foi condenada em 2015 a mais de oito anos de prisão, mas só começou a cumprir a pena em Mato Grosso onde já residia. Apesar de permanecer em liberdade sob medidas cautelares, ela foi presa novamente por descumpri-las.
A defesa de Vanda argumentou cerceamento de defesa e problemas de saúde, incluindo um diagnóstico recente de Alzheimer. O desembargador destacou a importância de considerar as limitações cognitivas e a necessidade de cuidados contínuos para Vanda, que é idosa e depende de terceiros para atividades diárias.
“Com idade avançada e um quadro clínico complexo, ela necessita de cuidados que não podem ser assegurados no sistema prisional”, escreveu Rodrigues ao conceder a liberdade provisória. Ele determinou que Vanda compareça à audiência de justificação até 16 de janeiro de 2025, onde será avaliada a continuidade do regime semiaberto e a possibilidade de monitoração eletrônica.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"