Por Daniel Trindade
A Polícia Federal (PF) iniciou uma investigação para apurar as circunstâncias do incêndio na casa de Francisco Wanderley Luiz, mais conhecido como Tiü França. O incidente ocorreu na manhã deste domingo, 17 de novembro de 2024, em Rio do Sul, Santa Catarina. Tiü França foi o homem que se explodiu em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 13 de novembro.
Detalhes do incidente
A residência, situada no bairro Budag, foi palco de um incêndio que deixou Daiane Dias, ex-esposa de Tiü França, gravemente ferida. Relatos de testemunhas sugerem que Daiane teria iniciado o incêndio de forma deliberada e tentado tirar a própria vida. Ela foi socorrida por vizinhos e apresentava queimaduras graves por todo o corpo. Após atendimento inicial, Daiane foi encaminhada em estado crítico ao pronto-socorro do Hospital Regional.
O Corpo de Bombeiros confirmou que Daiane sofreu queimaduras de 1º, 2º e 3º graus em 100% do corpo. A Polícia Científica esteve no local para realizar a perícia e auxiliar na investigação.
Contexto do atentado em Brasília
Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiu França, foi o responsável por um atentado em Brasília na última quarta-feira, 13 de novembro. Ele detonou explosivos na Praça dos Três Poderes, próximo ao STF, e no estacionamento da Câmara dos Deputados. O veículo utilizado, um Kia Shuma, estava carregado com fogos de artifício.
Francisco era chaveiro e ex-candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) em Rio do Sul. Ele era conhecido por suas postagens ameaçadoras nas redes sociais, incluindo mensagens que indicavam um plano de ataque.
As autoridades continuam a investigar tanto o atentado em Brasília quanto o incêndio em Santa Catarina para entender os motivos e as consequências das ações de Francisco Luiz.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"