
Foto: Reprodução
Presidente da Assembleia Legislativa defende transparência e sugere emenda para monitoramento periódico da gestão pelo Parlamento.
Da Redação
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), afirmou nesta quarta-feira (16) que o contrato entre o Governo do Estado e o Hospital Albert Einstein, para a gestão do Hospital Central, deverá incluir uma previsão de prestação de contas periódica à Casa de Leis. A medida seria inserida por meio de uma emenda ao projeto de lei enviado pelo Executivo estadual à Assembleia na última semana.
De acordo com Russi, o deputado Lúdio Cabral (PT) já apresentou uma sugestão de emenda nesse sentido, especificando que o hospital deverá apresentar relatórios de gestão a cada quatro meses. A iniciativa busca garantir transparência e eficiência no acompanhamento das atividades da unidade.
“Nós vamos incluir essa opção [de prestação de contas]. O deputado Lúdio já sugeriu a emenda, que determina que, a cada quatro meses, a administração do hospital preste contas na Assembleia”, explicou Russi. “Precisamos fiscalizar e garantir que o serviço seja realizado com excelência. Caso contrário, do jeito que está vindo, [a gestão] volta”, completou o parlamentar.
O governo de Mato Grosso encaminhou à ALMT, no dia 9 de abril, um projeto de lei propondo que o Hospital Central, em Cuiabá, seja gerido pela Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, organização que já administra outras cinco unidades de saúde públicas no Brasil e é reconhecida como o melhor hospital da América Latina.
A história do Hospital Central é marcada por décadas de atrasos. As obras da unidade começaram há cerca de 40 anos, mas permaneceram paralisadas por 34 anos no Centro Político Administrativo de Cuiabá. Atualmente, as instalações estão em fase final de conclusão, com previsão de abertura gradual dos atendimentos a partir de setembro deste ano. A expectativa do governo é que o hospital alcance 100% de funcionamento até dezembro.
Mesmo favorável ao projeto, Max Russi ressaltou que o Legislativo deve atuar de forma vigilante para garantir que o serviço prestado corresponda às expectativas da população mato-grossense. “Estamos torcendo para que dê certo. Queremos que seja um serviço de excelência, mas é fundamental acompanhar de perto e cobrar os resultados necessários para atender às demandas de saúde no estado”.
O projeto de lei segue em tramitação na Assembleia Legislativa e ainda está sujeito a modificações antes da votação em plenário.
Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes! Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Sua voz é fundamental! Tem alguma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante para compartilhar? Entre em contato com nossa equipe através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99237-4496. Juntos, podemos construir um jornalismo ainda mais forte e engajado com a comunidade.

Redação
Este é o seu portal de notícias da nossa região. No nosso site, você encontra as informações mais relevantes e atualizadas sobre tudo o que acontece por aqui. Nossa missão é manter você informado com conteúdos de qualidade, escritos por colaboradores que conhecem a fundo a realidade local.