por Daniel Trindade, Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
Na tarde de ontem, 11 de setembro, um avião da Azul Linhas Aéreas, modelo Airbus A320, não conseguiu pousar no aeroporto regional João Figueiredo, em Sinop, devido à intensa fumaça causada pelas queimadas na região. A aeronave, que decolou de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 15h, sequer chegou a sobrevoar o aeroporto. Durante a aproximação, o piloto avaliou as condições adversas e decidiu, por segurança, retornar ao aeroporto de origem.
O avião pousou novamente em Viracopos por volta das 19h, após o cancelamento da tentativa de pouso em Sinop. Devido ao incidente, outro voo da mesma companhia aérea, que estava previsto para decolar de Sinop com destino a Campinas, também foi cancelado. Até o momento, a Azul não informou o número exato de passageiros que estavam a bordo da aeronave.
Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que os passageiros estão recebendo toda a assistência necessária, conforme previsto na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A companhia aérea também comunicou que os clientes afetados serão reacomodados em voos extras, garantindo que a segurança dos passageiros e das operações seja prioridade.
“A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”, concluiu a nota da empresa.
A fumaça que impede pousos e decolagens em aeroportos é mais um dos impactos diretos das queimadas que afetam a região de Sinop, trazendo prejuízos para diversas áreas, incluindo a aviação civil.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"