Por Daniel Trindade
No município de Pontal do Araguaia, a 405 quilômetros de Cuiabá, quatro crianças indígenas da etnia Xavante foram supostamente agredidas com cordas por um homem identificado como pastor Delmir Magalhães. As agressões teriam ocorrido após as crianças pegarem alimentos na casa do suspeito, conforme relata o Boletim de Ocorrência (BO).
A mãe das crianças denunciou o caso à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos em Barra do Garças. Vídeos mostram as crianças sentadas em uma calçada, sem camisa e com hematomas visíveis no corpo. O pai das vítimas, cujo nome não foi divulgado, aponta ferimentos nas costelas, braços e rosto das crianças.
Em um dos vídeos, a mãe, Maria Auxiliadora Wautomoda Wari Ubdi, comenta que seus filhos confirmaram que as agressões ocorreram em uma oficina de lanternagem e pintura. Ela afirma: “Os meninos disseram que eles apanharam foi bem aqui. Eles estão bem machucados.”
Quando confrontado pelos pais, o suspeito nega envolvimento nas agressões, afirmando que outra pessoa seria responsável. No entanto, as crianças identificam o pastor como o agressor. Durante o diálogo gravado, o pai das crianças insiste na responsabilidade do pastor, que continua negando.
A jornalista Mara Barreto Sinhowawe Xavante criticou a falta de suporte governamental para os indígenas na região, mencionando a ausência de políticas públicas e infraestrutura básica. Ela destacou que a violência contra as crianças é um reflexo dessa negligência e da falta de conscientização.
A CENARIUM procurou a oficina onde as agressões teriam ocorrido, mas não obteve resposta até o momento. O governo do estado também foi contatado para comentar sobre as políticas direcionadas aos povos indígenas, mas ainda não se manifestou.
Veja Boletim de Ocorrência:
Com informações da Agência Cenarium.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"