
Foto: Reprodução
Ex-senador Cidinho Santos costura possível união visando fortalecer a direita e centro-direita no estado, com foco no Senado e na Presidência.
Da Redação
O tabuleiro político de Mato Grosso ganha novos contornos com as movimentações em torno das eleições de 2026. O ex-senador Cidinho Santos (PP) confirmou que está trabalhando na articulação de uma aliança estratégica entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador Mauro Mendes (União). O objetivo é analisar a viabilidade de unir forças da direita e centro-direita, com potenciais impactos na disputa pelo Senado e na eleição presidencial.
A iniciativa de Cidinho Santos envolveu um convite formal para que Bolsonaro e Mendes discutam estratégias eleitorais conjuntas. Segundo o ex-senador, que se apresenta como o responsável pela união entre ambos em 2022, o diálogo é fundamental para avaliar a construção de uma base sólida para as próximas eleições. “Tenho sempre conversado com ele [Bolsonaro], converso com o presidente Valdemar. Quem fez a composição em 2022 do Mauro Mendes com o Bolsonaro fui eu que fiz essa tratativa toda, com o próprio Valdemar Costa Neto”, explicou Cidinho.
A possível aliança ganha relevância em razão da expectativa de que Mauro Mendes possa concorrer a uma vaga no Senado Federal em 2026. A estratégia em avaliação é replicar o modelo de 2022, quando a união de forças garantiu a reeleição de Mendes e o apoio à candidatura de Bolsonaro à Presidência.
Cidinho Santos ressaltou a importância da união para o fortalecimento da direita e centro-direita. “A intenção nossa é essa. Estivemos juntos em 2022, a intenção é que estejamos juntos em 2026 também porque nós somos um partido de centro e de direita. Importante que a gente esteja unido para poder eleger um futuro presidente e eleger também o nosso governador e a bancada do senado e deputados federais”, afirmou Cidinho.
Apesar das articulações, o PL já possui um pré-candidato ao Senado, o deputado federal José Medeiros, o que indica que as negociações deverão considerar a composição de interesses e a superação de possíveis tensões internas.
Outro ponto importante é a relação entre Bolsonaro e Mendes, que, segundo Cidinho, tem evoluído positivamente. “Temos conversado, o Mauro Mendes também tem se aproximado mais e aquele distanciamento que existia em 2022, tinha uma desconfiança muito forte do Bolsonaro com o Mauro Mendes não existe mais. Hoje tem uma relação de confiança”, garantiu.
Mantenha-se Informado e Faça a Diferença!
Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes! Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Sua voz é fundamental! Tem alguma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante para compartilhar? Entre em contato com nossa equipe através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99237-4496. Juntos, podemos construir um jornalismo ainda mais forte e engajado com a comunidade.

Redação
Este é o seu portal de notícias da nossa região. No nosso site, você encontra as informações mais relevantes e atualizadas sobre tudo o que acontece por aqui. Nossa missão é manter você informado com conteúdos de qualidade, escritos por colaboradores que conhecem a fundo a realidade local.