
Procedimento realizado no Hospital São Mateus marca início do ano com esperança para quem está na fila de transplantes
Por Daniel Trindade
Neste domingo (19), a Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso realizou a primeira captação de órgãos de 2025 no Hospital São Mateus, em Cuiabá. A operação envolveu a extração de dois rins e duas córneas, que serão destinados a quatro pacientes em diferentes estados do Brasil.
A equipe responsável pela captação veio de Goiânia, utilizando uma aeronave fretada. Este é o primeiro procedimento do ano, após 13 captações de múltiplos órgãos realizadas em 2024.
A Central Estadual de Transplantes enfatiza a importância da conscientização sobre a doação de órgãos e trabalha na formação de Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes em hospitais do estado.
Transplantes em Mato Grosso
Atualmente, 50 hospitais em Mato Grosso estão autorizados a realizar captações de órgãos. Dentre eles, quatro instituições realizam transplantes: o Hospital São Mateus, o Centro Cuiabano de Excelência em Oftalmologia, o Instituto da Visão e o Hospital de Olhos, focados em transplantes de córneas e tecidos.
Pacientes que necessitam de transplantes de outros órgãos são encaminhados para outros estados através do serviço de Tratamento Fora Domicílio (TFD), com despesas de transporte e estadia cobertas pela SES-MT. O Hospital São Mateus também está habilitado para realizar transplantes de rim, com a triagem de pacientes já em andamento, e espera retomar os procedimentos em breve.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"