
Cézare Pastorello fala sobre a necessidade de mudança e engajamento social
Por Daniel Trindade
O vereador Cézare Pastorello, do PT em Cáceres, Mato Grosso, refletiu sobre as dificuldades atuais do partido no estado. Em uma conversa com o RDNews, ele apontou que, com a eleição de apenas 20 vereadores em Mato Grosso e a ausência de prefeitos eleitos nas 142 cidades, os representantes do partido têm agora uma responsabilidade aumentada para implementar políticas públicas que beneficiem a população.
Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o PT é representado por dois deputados estaduais: Lúdio Cabral e Valdir Barranco. Contudo, o partido não tem representantes de Mato Grosso na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal, o que ressalta a necessidade de novas estratégias para engajar os eleitores.
Pastorello sugere que o PT precisa fazer uma autoavaliação para identificar as falhas que levaram a essa situação, ao invés de focar apenas na tradicional disputa entre esquerda e direita. Ele também destacou a carência de representantes eleitos por partidos aliados como o PCdoB e o PSOL, indicando a necessidade de uma revisão estratégica.
Ele defende que a esquerda deve trabalhar para se estabelecer em diversas camadas sociais e reconectar-se com suas bases populares, especialmente entre trabalhadores e pessoas de baixa renda. Segundo ele, a esquerda tem sido mais reativa do que proativa. “Precisamos não só resistir, mas conquistar espaço. Precisamos nos comunicar com as pessoas comuns que, atualmente, estão mais inclinadas a escutar a direita,” afirmou Pastorello.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"