
Governador Mauro Mendes esclarece que convocação de policiais é tarefa da Secretaria de Segurança Pública
Por Daniel Trindade
Mato Grosso enfrenta um déficit expressivo de 5,9 mil policiais militares, e o governador Mauro Mendes (União) atribuiu a responsabilidade ao secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri. Mendes destacou que a convocação dos aprovados no último concurso é de competência da Secretaria de Segurança, não do governador.
Em entrevista à rádio CBN Cuiabá na segunda-feira (13), Mendes afirmou: “Quem chama servidor para trabalhar não é o governador. Eu assino o ato. Quem chama é a Secretaria de Segurança, Polícia Militar, através de um planejamento que eles têm. O concurso foi feito com cadastro de reserva. Então ninguém tem direito à vaga e quem faz esse chamamento através de estudo técnico é a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança”.
Dados do lotacionograma da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) publicados no Diário Oficial indicam que há 5,9 mil cargos vagos, com 4,7 mil para patentes de soldado e cabo. Ao contrário de outras carreiras estaduais, a Polícia Militar não pode realizar contratações temporárias, dependendo exclusivamente de concursos públicos.
Embora um concurso tenha sido realizado, as convocações não supriram a necessidade do Estado. O ex-comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, já havia solicitado mais nomeações ao governador, mas enfrentou limitações financeiras.
Mendes reconheceu que, embora não seja responsável por iniciar convocações, ele avalia e aprova estudos consistentes apresentados pelas secretarias. “Quando chega para mim e me apresenta [o estudo], se tiver consistente e tiver correto eu vou aprovar, se não tiver eu vou questionar, mas até hoje quando trouxe um estudo consistente e verdadeiro eu aprovei e fizemos a nomeação”, explicou o governador.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"