
Foto: Reprodução
Facção emite comunicado com novas regras, incluindo proibição de homicídios por gestos e cobranças indevidas, após trégua com o PCC para melhorias no sistema penitenciário.
Por Daniel Trindade
Um comunicado atribuído ao Comando Vermelho (CV) em Mato Grosso, divulgado nesta quinta-feira (20), impôs novas regras aos membros da facção, com efeito imediato. A principal determinação é a proibição de “tirar a vida de pessoas inocentes” em decorrência de gestos com as mãos associados a outras organizações criminosas.
O comunicado, que circulou em grupos de WhatsApp, também proíbe a cobrança de taxas a comerciantes, como valores referentes a água, gás, bebidas e roupas. O texto, assinado pelo suposto “Conselho Fiscal” do CV, classifica essa prática como “opressão” contra os empresários, sob pena de punição pelas lideranças da facção.
“Os salve geral anteriores estão valendo e vamos relembrar a todos. Roubo de motos de baixa cilindradas, celulares e roubas nos bairros sem autorização”, consta no comunicado, indicando que outras proibições permanecem em vigor.
A mudança na postura do Comando Vermelho surge após a divulgação de um relatório da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que revelou uma trégua entre as altas lideranças do CV e do Primeiro Comando da Capital (PCC). O acordo entre as facções teria como objetivo a união de forças em busca de melhorias no sistema penitenciário federal
Veja o comunicado:
Com informações do J1Agora
⇒Acompanhe as notícias e mantenha-se atualizado sobre as notícias. Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram .
⇒Sugestão de pauta: Entre em contato com a nossa equipe para sugestões de pautas, denúncias ou informações relevantes. Envie sua mensagem através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99250 5450 / (66) 99237-4496.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"