Conforme as denúncias, parte dos problemas estariam relacionados a paralisação nos atendimentos ortopédicos dos hospitais regionais de Colíder, Alta Floresta e Sinop.
A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa (ALMT) apresentou na sessão desta quarta-feira (20.03) requerimento convocando o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo (União) e os diretores de pelo menos oito hospitais estaduais para prestarem esclarecimentos sobre a interrupção da oferta de serviços de saúde, em especial ortopedia e neurocirurgia.
Conforme o requerimento, além do secretário são convocados os diretores dos Hospitais Regionais de Alta Floresta, Colider, Sinop, Sorriso, Hospital Metropolitano, Hospital Estadual Santa Casa, Hospital Regional de Rondonópolis e Hospital Regional de Cáceres.
Outros problemas identificados pela comissão são o rompimento de contratos com profissionais médicos especialistas e atrasos no pagamento dos serviços médicos.
“Não faz sentido dezenas de pessoas internadas, inclusive com fratura exposta lá no hospital Regional de Colíder sem assistência, desassistidas. Esse é o problema mais agudo, problema mais grave, mais emergente é a falta de atendimento em ortopedia em uma região que tem uma incidência alta de emergências ortopédicas”, afirmou o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), presidente da comissão.
O deputado estadual, Doutor Eugênio (PSB), que também faz parte da Comissão disse que o problema da ortopedia não é somente na região de Colíder, mas em todo o estado de Mato Grosso. “Há pacientes que estão há mais de ano aguardando a cirurgia de prótese e não há resolução. É preciso resolver essa questão. Esses pacientes não podem ficar reféns dessa situação”, disse o parlamentar.
Hospital Regional de Colíder deixa população sem assistência de médico ortopedista
Na 8ª reunião extraordinária da Comissão de Saúde, Previdência, Assistência Social, realizada nesta terça-feira (19.03), foram debatidas as denúncias encaminhadas por vereadores da Câmara Municipal de Colíder e vereadores da Câmara Municipal de Sorriso e por usuários do SUS, acerca dos graves problemas enfrentados nos atendimentos às urgências ortopédicas em hospitais da macrorregião norte.
Conforme as denúncias, parte dos problemas estariam relacionados a paralisação nos atendimentos ortopédicos dos hospitais regionais de Colíder, Alta Floresta e Sinop, sobrecarregando o serviço no hospital regional de Sorriso e, causando prejuízo no atendimento as situações de urgência e emergência da população que depende desses serviços, sobretudo nas situações de traumas e agravos que exigem o atendimento especializado em ortopedia e neurocirurgia.
Fonte : PNB Online
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"