Reação do agronegócio brasileiro leva a pedido de desculpas formal
Por Daniel Trindade
O CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, encaminhou uma carta ao ministro da Agricultura do Brasil, Carlos Fávaro, pedindo desculpas pelas declarações feitas sobre a carne brasileira, que geraram tensão entre o grupo e os produtores do país. A reação veio após o Carrefour França anunciar que não venderia mais carne do Mercosul em seus mercados franceses, citando preocupações não fundamentadas sobre a qualidade e questões sanitárias.
A resposta do setor agropecuário brasileiro foi imediata, com grandes produtores suspendendo o fornecimento de carne ao Carrefour no Brasil, que é o segundo maior mercado do grupo.
Leia a íntegra da carta:
Ao Excelentíssimo Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil,
Senhor Carlos Fávaro,
Gostaria de esclarecer a recente declaração de apoio do Carrefour França aos produtores agrícolas franceses, que causou desentendimentos no Brasil. Como Diretor-Presidente do Grupo Carrefour e amigo de longa data do Brasil, venho respeitosamente apresentar meus esclarecimentos.
O Carrefour opera de forma descentralizada, adaptando-se a cada país. Na França, somos o principal parceiro da agricultura local, adquirindo quase toda a carne para nossas operações no país. A decisão tomada na França visava garantir aos agricultores locais, que enfrentam uma grave crise, a continuidade de nosso apoio e das compras locais, respeitando as preferências regionais dos nossos clientes.
No Brasil, mantemos uma parceria sólida com os produtores locais, adquirindo a maior parte da carne para nossas operações, refletindo nosso compromisso de 50 anos com o setor agropecuário brasileiro, cuja competência e dedicação conhecemos.
O Grupo Carrefour Brasil, com mais de 130.000 colaboradores, continua a se expandir sob minha liderança, dobrando nossos investimentos e compras da agricultura brasileira. O Brasil é o país onde mais investimos, confirmando nosso compromisso e ambição de fomentar a economia local.
Reconhecemos que a agricultura brasileira oferece carne de alta qualidade e respeita todas as normas. Se a comunicação do Carrefour França gerou confusão ou foi interpretada como crítica à agricultura brasileira, pedimos sinceras desculpas.
Estamos comprometidos em trabalhar tanto na França quanto no Brasil por uma agricultura próspera e pela transição alimentar para todos. Reafirmo, Senhor Ministro, nosso compromisso de longo prazo com a agricultura e os produtores brasileiros.
Atenciosamente,
Alexandre Bompard
Diretor-Presidente do Grupo Carrefour
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"