
Por Daniel Trindade
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 em Mato Grosso seguirá um cronograma específico, com três datas de vencimento alinhadas ao final das placas dos veículos, distribuídas entre março, abril e maio. Os proprietários devem se atentar aos prazos para garantir os descontos oferecidos.
Para veículos com placas que terminam em 1, 2, 3 e 4, há um desconto de 5% para pagamentos realizados até 10 de março de 2025. Se o pagamento for feito até 20 de março, o desconto cai para 3%. O pagamento integral ou a primeira parcela sem desconto deve ser feito até 31 de março de 2025.
Já os veículos cujas placas terminam em 5, 6 e 7 terão o desconto de 5% disponível até 10 de abril. O desconto de 3% será aplicado a pagamentos até 22 de abril, enquanto o pagamento sem desconto ou a primeira parcela deverá ser realizado até 30 de abril de 2025.
Por fim, para placas terminadas em 8, 9 e 0, o desconto de 5% é válido até 12 de maio, e o de 3% até 20 de maio. O pagamento sem desconto ou da primeira parcela deve ocorrer até 30 de maio de 2025.
Os contribuintes têm a opção de pagar o IPVA à vista, com descontos progressivos de 5% ou 3%, ou parcelar o valor em até oito vezes consecutivas. No caso de parcelamento, cada parcela deve ter um valor mínimo de 25% da Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso (UPFMT) vigente no mês do parcelamento, e todas as parcelas precisam ser quitadas até dezembro de 2025, sem prorrogação.
As guias para o pagamento estarão disponíveis a partir de 1º de janeiro de 2025 no site oficial da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Os proprietários de veículos podem emitir o documento utilizando o número do Renavam ou o chassi do veículo.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"