Ao todo, 18 jornalistas são alvos de ações cíveis e até inquéritos policiais instaurados pela Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) a pedido do governador ou familiares e de seus secretários
O assédio judicial a jornalistas de Mato Grosso foi um dos assuntos tratados no evento ““Liberdade de Imprensa no Brasil: Da Constituição à Realidade”, organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com a ESPM e Embaixada e Consulados dos Estado Unidos, no auditório da faculdade, na Vila Mariana, em São Paulo.
A menção ao caso de Mato Grosso foi feita pela jornalista Cristina Zahar, coordenadora do Comitê de Proteção a Jornalistas (CPJ) para a América Latina, durante a realização da mesa “Monitor de Assédio Judicial a Jornalistas”, que foi realizada logo após a abertura com participação da ministra Carmén Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“O assédio judicial, além de tudo o que já foi dito sobre tempo, dinheiro, quando tem um meio de comunicação por trás ainda ajudando. Mas imagine no interior, não precisa ir tão pro interior assim, nós temos aqui na plateia o Alexandre Aprá, de Mato Grosso, ele é um dos alvos desse assédio que o governador do Mato Grosso promove. E como você paga uma defesa? Você é um jornalista numa cidade menor ou no interior que ninguém tá olhando para o que está acontecendo, é muito difícil”, declarou Cristina Zahar, no evento.
Ao todo, 18 jornalistas são alvos de ações cíveis e até inquéritos policiais instaurados pela Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) a pedido do governador, de seus secretários ou familiares.
Alguns desses casos são citados no relatório “Monitor de Assédio Judicial a Jornalistas“, lançado no mês passado pela Abraji.
Veja a íntegra do evento clicando AQUI.
Confira o trecho:
Ver essa foto no Instagram
Fonte : Isso é Notícia
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"