
Foto: Reprodução
Medida questiona descumprimento de decisões judiciais pela concessionária e atende a pedido do deputado Faissal Calil.
Da Redação
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) protocolou no Tribunal de Justiça do estado (TJMT) uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra a Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em Mato Grosso. A iniciativa, que atende a um pedido do deputado estadual Faissal Calil (Cidadania), busca suspender a cobrança retroativa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia solar. A ação é motivada pelo que a ALMT considera descumprimento, por parte da Energisa, de uma decisão judicial de 2022 que considerou inconstitucional a cobrança de ICMS sobre a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD).
A ALMT alega que, apesar da decisão judicial, a Energisa continuou cobrando o imposto retroativamente, sob o argumento de que havia concedido uma isenção indevida entre 2017 e 2021. Com a ADPF, a Assembleia busca garantir que a concessionária cumpra a decisão judicial e cesse a cobrança retroativa, protegendo os consumidores mato-grossenses.
A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) é um tipo de ação judicial prevista na Constituição Federal que tem como objetivo garantir o cumprimento de princípios fundamentais da Constituição que estejam sendo ameaçados ou descumpridos por alguma lei, ato normativo ou decisão judicial.
O deputado Faissal Calil informou que a ação demonstra o compromisso da ALMT com a defesa dos consumidores e com o incentivo à energia renovável. O deputado Max Russi (PSB), presidente da Assembleia, assinou a petição juntamente com ele.
“Apresentamos esta ADPF para garantir que a Energisa cumpra a decisão judicial e cesse a cobrança retroativa do ICMS sobre a energia solar, protegendo os consumidores mato-grossenses”, afirmou Faissal Calil.
Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes! Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Sua voz é fundamental! Tem alguma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante para compartilhar? Entre em contato com nossa equipe através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99237-4496. Juntos, podemos construir um jornalismo ainda mais forte e engajado com a comunidade.

Redação
Este é o seu portal de notícias da nossa região. No nosso site, você encontra as informações mais relevantes e atualizadas sobre tudo o que acontece por aqui. Nossa missão é manter você informado com conteúdos de qualidade, escritos por colaboradores que conhecem a fundo a realidade local.