Por Daniel Trindade, Portal de Notícias Deixa Que Eu Te Conto
A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou nesta quarta-feira (11) um requerimento da senadora Rosana Martinelli (PL-MT) para realizar uma diligência em Mato Grosso. O objetivo é avaliar os efeitos da estiagem que atinge o Pantanal e os incêndios florestais na região.
Martinelli apresentou dados indicando que Mato Grosso lidera o ranking de queimadas no Brasil em 2024, com quase 25 mil focos de incêndio registrados desde janeiro. Segundo a senadora, houve um aumento de 109% no número de focos de calor em comparação ao ano anterior.
A parlamentar informou que o volume de água no estado está abaixo do registrado em 2020, quando ocorreu um grande incêndio no Pantanal. O governo de Mato Grosso declarou estado de emergência por 180 dias devido à situação.
A visita proposta pela CMA visa discutir ações relacionadas aos impactos na fauna, flora e comunidades locais, além de políticas públicas para a região. Martinelli afirmou que as informações coletadas poderão ser úteis para lidar com fenômenos similares no futuro.
“As informações que coletarmos serão importantes para enfrentar esses fenômenos naturais no futuro e poderão servir de exemplo para outras regiões”, disse a senadora.
A data da diligência ainda não foi definida.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"