
Produto volta ao mercado após atender requisitos de segurança sanitária
Por Daniel Trindade
A Vigilância Sanitária do Estado de Mato Grosso liberou novamente a venda da água mineral Kanindé após a empresa implementar as correções necessárias para atender aos padrões sanitários. A comercialização do garrafão de 20 litros havia sido suspensa em dezembro, por determinação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), devido à detecção de irregularidades.
A medida de suspensão ocorreu após uma inspeção de rotina revelar a presença de coliformes totais em amostras do lote 42, conforme constatado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT). Essa situação levou à retirada temporária do produto das prateleiras.
Recentemente, em 17 de janeiro, após novas análises fiscais, a Vigilância Sanitária Estadual confirmou que a água Kanindé está agora conforme os padrões exigidos, não apresentando riscos à saúde dos consumidores.
“As análises demonstraram que a empresa resolveu todas as questões pendentes e que o produto está pronto para retornar ao mercado. Isso é um reflexo do trabalho essencial que a Vigilância Sanitária realiza para proteger a saúde dos mato-grossenses”, declarou Alessandra Moraes, superintendente de Vigilância em Saúde da SES.
A Nota Técnica que confirma a regularização foi enviada aos 16 Escritórios Regionais de Saúde de Mato Grosso. Estes escritórios são encarregados de comunicar as Vigilâncias Sanitárias Municipais, garantindo que a liberação da venda do produto seja efetivada localmente.
VEJA A NOTA TÉCNICA:
SESOFI202501835A Kaninde
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"