
Randolfe Rodrigues (PT-AP) confirmou que o Senado deve indicar o senador Omar Aziz (PSD-AM) para presidir o colegiado
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que o governo “vai com o time principal” para a CPMI do INSS, criada para investigar fraudes contra aposentados e pensionistas. A declaração foi feita logo após a leitura do requerimento de criação da comissão, feita pelo presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, em junho de 2025.

Randolfe destacou que se a CPMI colaborar com as investigações já conduzidas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União — sobretudo a histórica operação que apontou mais de R$ 6 bilhões em cobranças irregulares —, o governo a celebrará. Segundo ele, “essa roubalheira do INSS só foi descoberta por causa das ações da CGU e da PF no atual governo”, o que justificaria a atuação da CPMI como instrumento de apuração.

Apesar de o Planalto ter tentado inicialmente adiar a criação da comissão, o líder governista mudou o tom após o requerimento ser aprovado, afirmando ainda que a CPI terá participação de parlamentares de alto nível, para garantir que “a investigação vá onde tiver que chegar, custe o que custar”.
Também foi anunciada a indicação do senador Omar Aziz (PSD-AM) para presidir a comissão, reforçando a tentativa do governo de participar ativamente da condução dos trabalhos. O ambiente político agora discute a composição dos cargos-chave da CPMI — sobretudo quem será o relator, com foco na busca de equilíbrio entre base aliada e oposição.
A CPMI do INSS foi criada para apurar supostas irregularidades em convênios que teriam permitido descontos indevidos nos benefícios da Previdência. A investigação inicial identificou desvios estimados em mais de R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024, com milhões de aposentados e pensionistas afetados. A partir da deflagração da operação “Sem Desconto”, em abril, medidas como busca e apreensão, bloqueio de valores e exoneração do então presidente do INSS foram executadas.
O Congresso espera iniciar os trabalhos da comissão ainda no segundo semestre, com o objetivo de aprofundar as investigações, identificar responsáveis e sugerir mudanças legislativas. A criação da CPMI reacendeu intensos debates sobre regulação do INSS, transparência nos contratos e proteção aos beneficiários.
Fonte : O Antagonista

Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes! Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Sua voz é fundamental! Tem alguma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante para compartilhar? Entre em contato com nossa equipe através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99237-4496. Juntos, podemos construir um jornalismo ainda mais forte e engajado com a comunidade.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Consultor Político
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"






