
Advogado mato-grossense inicia atuação no CNJ; posse oficial ocorre em 11 de fevereiro
Por Daniel Trindade.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o advogado Ulisses Rabaneda para integrar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conforme publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira (22). Rabaneda ocupará o cargo destinado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no CNJ.
A escolha de Rabaneda foi feita pelo Conselheiro Federal da OAB, destacando-se em uma sabatina no Senado ao lado do procurador do Estado de Goiás, Marcello Terto e Silva, e do presidente da Comissão Nacional de Proteção de Dados da OAB, Rodrigo Badaró Almeida de Castro. Com 26 votos favoráveis e apenas um contrário, sua nomeação foi aprovada.
Além de sua longa carreira na advocacia, Rabaneda acumulou experiência como juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) entre 2017 e 2019. Ele também atuou como secretário-geral da OAB-MT de 2016 a 2018 e representou a entidade no Conselho Nacional do Ministério Público de 2019 a 2022, antes de assumir a procuradoria-geral do órgão.
Rabaneda começará suas atividades no CNJ em 3 de fevereiro, com a posse oficial agendada para o dia 11 do mesmo mês.
O Conselho Nacional de Justiça é formado por 15 conselheiros, incluindo ministros de tribunais, magistrados, membros do Ministério Público, integrantes da OAB e cidadãos com notório saber jurídico. Sua missão é garantir a excelência do Judiciário brasileiro e aprimorar a prestação jurisdicional.
Com informações da OAB-MT.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"