Segundo imprensa oficial, aeronave sofreu acidente em razão de más condições climáticas no domingo (19). Raisi foi eleito em 2021 e tinha mandato até 2025. 1º vice-presidente deve assumir e convocar eleições em até 50 dias.
O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero, informou a TV estatal do Irã nesta segunda-feira (20).
Raisi, que foi eleito em 2021 e tinha mandato até 2025, era a 2ª pessoa mais importante do Irã, atrás apenas do aiatolá Ali Khamanei, líder supremo do Irã e de quem o atual presidente era um protegido e possível sucessor.
Segundo a imprensa oficial iraniana, o helicóptero caiu numa reunião montanhosa do Irã em razão das más condições climáticas durante um voo que trazia Raisi e outras autoridades do vizinho Azerbaijão.
Como foi o acidente
Na manhã desse domingo (19), a TV estatal iraniana informou que o helicóptero em que viajava o presidente e outras autoridades tinha realizado um pouso forçado perto de Jolfa, uma cidade na fronteira com o Azerbaijão, cerca de 600 quilômetros a noroeste da capital iraniana, Teerã. Raisi estava viajando pela província iraniana do Azerbaijão Oriental.
O presidente esteve no Azerbaijão na manhã de domingo para inaugurar uma barragem com o presidente do país vizinho, Ilham Aliyev. A barragem é a terceira que as duas nações construíram no rio Aras.
Mais tarde, a agência de notícias da República Islâmica (IRNA) reportou que o helicóptero caiu ao tentar aterrissar na região de Varzaqa. As buscar foram dificultadas pelo mau tempo na região.
Durante as buscas, um oficial iraniano afirmou à agência de notícias Reuters que “estavam esperançosos, mas que as informações sobre o acidente são preocupantes”.
O chefe das forças armadas iranianas, Mohammad Bagheri, deu ordens para que todos os recursos militares e da guarda revolucionária fossem utilizados nas operações de busca e resgate, afirmou a TV estatal.
Durante as buscas, Ilham Aliyev, presidente do Azerbaijão, pediu orações para o presidente iraniano em publicação em sua conta oficial no X, antigo Twitter. A Rússia e a Turquia enviaram aeronaves, drones e socorristas para auxiliar nas buscas.
Fonte : Agência Brasil
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"