
Evento reúne mais de 320 tratores e 3 mil pessoas em busca de auxílio para produtores rurais
Por Daniel Trindade do portal de notícias Deixa Que Eu Te Conto
Porto Alegre, RS – Na manhã desta quinta-feira, 8, teve início o “tratoraço” em Porto Alegre, um movimento organizado pelo SOS Agro RS para reivindicar auxílio aos produtores rurais afetados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. O evento conta com a presença confirmada de pelo menos 320 tratores e mais de 3 mil pessoas.
Durante o encontro, os produtores participarão de painéis promovidos pelos líderes do movimento, além de representantes da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag) e da cooperativa Ocergs. O secretário de Agricultura do Estado, Clair Kuhn, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também devem discursar no ato.
SOS Agro RS: a voz dos produtores rurais
O grupo SOS Agro RS, formado por pessoas ligadas ao setor agropecuário gaúcho, surgiu para reivindicar auxílio aos produtores rurais devido aos estragos causados pelas chuvas no Estado em 2024. As inundações afetaram grande parte das lavouras e criações, agravando a situação dos produtores que já enfrentavam prejuízos devido à seca nos anos anteriores. Em 2023 e 2022, a falta de água reduziu a safra de grãos local em cerca de 30 milhões de toneladas, segundo estimativas da Farsul.
A principal reivindicação dos manifestantes é o refinanciamento das dívidas dos produtores rurais. A Farsul solicitou ao Ministério da Agricultura um plano para que os pagamentos ocorram ao longo de 15 parcelas anuais. Até o momento, o ministério não confirmou se atenderá à demanda.
Crescimento do movimento
Segundo o SOS Agro RS, agricultores realizaram protestos em forma de tratoraço em 23 municípios gaúchos na terça-feira, 7. Na quarta-feira, a lista já havia subido para 60. Para esta quinta-feira, além dos tratores, o protesto deve contar com caminhões e comboios de ônibus com os agricultores. O ato está marcado para começar às 9h da manhã.
Com informações da Revista Oeste.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"