O projeto do Centro de Convivência Maria José de Oliveira Barbosa “Dona Zezé” foi pensado pela Prefeitura de Sinop para atender a demanda crescente da população em situação de vulnerabilidade social que mora na região dos Vilas, tendo em vista que desde o início da gestão, a Prefeitura assumiu o compromisso de levar os serviços do município para mais perto da comunidade, principalmente nos bairros mais afastados do centro. A inauguração do novo equipamento social, localizado na Estrada Sabrina, Lote 21, quadra 08 nº 605, no Residencial Sabrina II, será nesta terça-feira (20), a partir das 9h.
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, pasta responsável por gerir o Centro de Convivência, fez um levantamento para entender a realidade da distribuição territorial de moradores que precisam dos atendimentos ofertados pela Assistência e constatou que das 24.877 famílias inscritas no Cadastro Único, 11.611 estão concentradas neste território. Foi com os dados do levantamento em mãos que a Prefeitura se certificou da necessidade de ampliar a oferta de serviços socioassistenciais e políticas públicas para as famílias moradoras do território e iniciou as tratativas necessárias para dar vida ao projeto. O Centro de Convivência funcionará como uma extensão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Menino Jesus, com objetivo de contribuir, de forma efetiva, para redução da pobreza e incentivar a independência delas.
O prédio locado tem 650 metros quadrados de área construída, contendo cinco salas, que serão distribuídas entre o setor administrativo, sala para oficinas com crianças de 0 a 6 anos, sala de costura criativa equipada com máquinas e estrutura necessária, sala de artes, musicalização e outras oficinas, uma cozinha e três banheiros. A capacidade de atendimento é de 400 pessoas por semana. A pasta ainda destinou profissionais preparados para atuar de maneira contínua no local atendendo os moradores. Essa equipe será composta por um coordenador, assistente social, psicólogo, orientadora social, recepcionista, cozinheira e auxiliar de serviços gerais.
A coordenadora da Proteção Social Básica, Marinet Mariano da Silva, conta como surgiu a iniciativa do projeto. “Essa unidade descentralizada é um verdadeiro sonho que está se realizando graças ao olhar do prefeito que sempre priorizou a região dos Vilas, por compreender ser um local que precisa muito dos serviços públicos, e da Secretária Scheila, que viu exemplos de Centros de Convivência em outros municípios, me apresentou a ideia com desejo de trazer para Sinop também e então avaliamos a possibilidade de implantar aqui. As pessoas serão atendidas lá dentro do território, como deve ser a política de Assistência Social para quem dela necessitar”, detalhou.
“Inaugurar o Centro de Convivência é um avanço considerável no que diz respeito à oferta de políticas públicas e socioassistenciais. É gratificante ver mais esse projeto se tornando realidade, saber que as famílias daquele território terão mais facilidade de acesso aos nossos serviços, com uma unidade perto de suas casas. Esse é o resultado de um trabalho conjunto e do olhar comprometido do Prefeito que abraçou a ideia”, considerou a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso.
Atendimentos rotineiros que já são feitos nos quatro CRAS do município serão levados para dentro da nova unidade, como por exemplo o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), atendimentos do Cadastro Único, os projetos realizados com os idosos, crianças e mulheres. Além disso, inicialmente estarão disponíveis à população, oficinas de musicalização, costura criativa, capoeira, Jiu-jítsu, tênis de mesa, aula funcional, dança do ventre, que ocorrem em parceria com as diretorias de Cultura e Esporte.
Scheila ainda relata o porquê da escolha do nome Maria José de Oliveira Barbosa “Dona Zezé”, para o Centro de Convivência. “Decidimos homenagear essa mulher dedicada pela sua representatividade, ela foi uma pioneira do nosso município e atuou de maneira exemplar como primeira dama e secretária de Assistência Social, trabalhou assiduamente desempenhando suas funções com muito amor, dedicação, cuidado e respeito, sempre pensando em ajudar as pessoas.”, completou a secretária.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"