
O que não se resolve com gestão, se empacota em contrato.
Por Daniel Trindade
Em meio ao debate acalorado na Câmara de Vereadores de Sinop sobre a atuação da Associação Saúde em Movimento (ASM), que atualmente gerencia a UPA, a Policlínica e nove UBSs, um novo nome entra discretamente no jogo da saúde pública local, o Instituto Social de Saúde São Lucas, uma OSS que desde 2024 ja está inclusive qualifidada, porém ainda não atua na cidade, porém a mesma OSS que atuou durante a gestão do ex – prefeito e agora novo secretário de saúde de Sinop, Erico Stevam.
Segundo o Decreto nº 090/2024, assinado pelo prefeito Roberto Dorner e publicado no dia 4 de abril de 2024, o Instituto São Lucas foi oficialmente qualificado como Organização Social apta a atuar no âmbito da administração direta e indireta do Município de Sinop. A entidade, sediada em Arenápolis, passa agora a integrar o rol de OSSs que podem ser contratadas para gerir unidades de saúde da cidade.
Nos bastidores, o que se comenta é que a gestão municipal está em busca de uma nova OSS para assumir a administração do futuro Hospital Municipal ainda em construção e possivelmente algumas UBSs. Se isso se confirmar, Sinop poderá ter duas OSS simultaneamente operando no sistema público de saúde, o que levanta novos questionamentos: haverá integração entre os serviços? Fiscalização eficaz? Mais eficiência ou mais complexidade?
Enquanto isso, parte dos vereadores segue firme nas críticas à atual gestão terceirizada da saúde e à renovação do contrato com a ASM. “Estamos abrindo espaço para mais uma OSS enquanto não conseguimos garantir qualidade com a que já temos?”, questionou um parlamentar na tribuna.
Em Sinop, terceirizar virou a principal resposta para os gargalos da saúde. Mas quem fiscaliza as respostas?
veja o documento
Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes! Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Sua voz é fundamental! Tem alguma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante para compartilhar? Entre em contato com nossa equipe através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99237-4496. Juntos, podemos construir um jornalismo ainda mais forte e engajado com a comunidade

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"