
“A dengue não espera, e a prevenção não pode falhar. Cada gota de água parada pode ser um criadouro, e cada ação conta na luta contra o mosquito!”
por Daniel Trindade
A cidade de Echaporã interior de São Paulo, enfrenta um aumento expressivo nos casos de dengue, e a Prefeitura tem intensificado esforços para conter a proliferação do Aedes aegypti. A mobilização municipal ganhou força com o Arrastão Contra a Dengue, ação que percorreu bairros do município eliminando focos do mosquito. Agora, as equipes de saúde deram início à nebulização com bomba costal, medida essencial para reforçar o combate ao vetor da doença e reduzir a incidência de novos casos.
A nebulização está sendo aplicada nos locais onde há maior número de notificações de dengue e regiões identificadas como de alto risco. Técnicos da Secretaria de Saúde percorrem ruas e residências, aplicando o inseticida específico para eliminar o mosquito adulto e reduzir sua reprodução. Essa ação emergencial complementa o trabalho contínuo de orientação e prevenção promovido pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e do Controle de Endemias.
A prefeitura reforça que a colaboração da população é indispensável no enfrentamento da dengue. Moradores devem permitir a entrada das equipes de saúde para a aplicação dos produtos e inspeção de possíveis criadouros dentro das residências. Além disso, medidas preventivas simples devem ser adotadas diariamente, como evitar água parada em vasos de plantas, pneus velhos, caixas d’água destampadas e outros recipientes que possam acumular líquidos.
As autoridades municipais alertam que a proliferação do mosquito ocorre com mais intensidade no período chuvoso, tornando ainda mais urgente a necessidade de ações preventivas. A dengue, se não tratada corretamente, pode evoluir para formas graves da doença, como a dengue hemorrágica, que pode levar a complicações severas e até óbito.
“Estamos agindo com rapidez e firmeza para proteger nossa população. No entanto, é imprescindível que cada cidadão faça sua parte. A luta contra a dengue é uma responsabilidade coletiva”, destacou o prefeito. Ele ainda reforçou que as ações de combate ao Aedes aegypti continuarão sendo intensificadas, abrangendo todas as áreas do município.
A Secretaria de Saúde também orienta a população a ficar atenta aos sintomas da dengue, que incluem febre alta, dores no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, fadiga e sangramentos em casos mais graves. Ao apresentar qualquer um desses sinais, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.
As atividades de prevenção à dengue seguirão nas próximas semanas, com a ampliação das áreas atendidas e novas rodadas de nebulização. O município reforça que o sucesso da campanha depende do envolvimento de toda a população. Cada cidadão tem um papel essencial na eliminação de criadouros e na proteção da saúde coletiva.
Diante do avanço da dengue, a prefeitura de Echaporã faz um alerta: a conscientização e a ação conjunta são as únicas formas eficazes de barrar o crescimento da doença. O combate ao Aedes aegypti não pode ser apenas uma iniciativa do poder público, mas sim um compromisso de toda a sociedade.
com informações da Prefeitura de Echaporã /SP,
Acompanhe as notícias!
Fique por dentro de todas as novidades e atualizações. Acesse nosso canal no WhatsApp e siga-nos no Instagram para receber informações diretamente e estar sempre atualizado!

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"