
Por Daniel Trindade
Maria Azenilda Pereira, prefeita reeleita de Barra do Bugres pelo partido Republicanos, está contestando a decisão judicial que cassou seu registro de candidatura por suspeitas de compra de votos nas últimas eleições. Na terça-feira (19), o advogado da prefeita, Rodrigo Cyrineu, entrou com embargos de declaração para tentar reverter a sentença e manter Maria Azenilda no cargo.
Contexto da Decisão
A decisão, emitida pelo juiz Arom Olímpio Pereira da 13ª Zona Eleitoral, resultou na cassação do registro de candidatura da prefeita e do seu vice, Arthur José Franco Pereira (PRD). Ambos foram declarados inelegíveis por oito anos. Carlos Luiz Pereira Neto, conhecido como “Cacá” e filho da prefeita, também foi incluído na decisão, que impôs ainda uma multa de R$ 200 mil aos envolvidos.
Rodrigo Cyrineu, advogado de defesa, destacou em entrevista ao HiperNotícias que a sentença apresenta falhas, principalmente por se basear no depoimento de uma única testemunha. Essa testemunha afirmou que Cacá ofereceu R$ 2.000 em troca de votos durante um comício em 20 de setembro de 2024.
Argumentos da Defesa
A defesa argumenta que não há evidências concretas ligando diretamente Maria Azenilda ou seu vice à compra de votos. Cyrineu enfatiza que o Ministério Público emitiu um parecer desfavorável à punição, com a promotora Kelly Cristina Barreto do Santos afirmando que “não há provas suficientes de que Maria Azenilda e Arthur José participaram, consentiram ou tinham conhecimento da infração eleitoral.” Ela observou que a prefeita foi mencionada apenas por ter cumprimentado os presentes em uma das reuniões.
Implicações e Perspectivas
Com base no parecer do Ministério Público, a defesa alega que Maria Azenilda e Arthur José não deveriam ser penalizados com a inelegibilidade, sendo considerados, no máximo, beneficiários indiretos das ações de Cacá.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"