
O governador Mauro Mendes (União Brasil) reforçou novamente nesta semana que o contingenciamento no orçamento de 2023, decretado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não terá efeitos significativos em Mato Grosso. O Gestor do estado garante que Mato Grosso possui “autonomia muito grande” e não depende do Governo Federal.
“Eu ainda não tenho acesso ao conteúdo completo do decreto presidencial, mas é importante destacar que Mato Grosso desfruta de uma autonomia considerável frente ao Governo Federal”, afirmou Mendes.
O bloqueio de R$ 1,5 bilhão decretado pelo governo petista afetará diversos ministérios, com destaque para Educação e Saúde, que serão afetados em um montante de R$ 750 milhões. O objetivo do presidente é evitar o estouro do teto federal de gastos.
Mendes explicou que o contingenciamento não afetará os recursos obrigatórios repassados aos estados, os quais representam a principal fonte de receita para Mato Grosso. “Os repasses obrigatórios não podem ser contingenciados e, basicamente, é isso que temos recebido da União”, esclareceu o governador.
O governador ressaltou que todos os investimentos realizados em Mato Grosso estão sendo executados com recursos próprios do estado. “Não vislumbro nenhum cenário que possa afetar Mato Grosso, pois temos uma gestão sólida e consistente. Todas as obras e investimentos estão sendo realizados com recursos próprios do Governo do Estado”, enfatizou Mauro Mendes.
FONTE : O DOCUMENTO

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"