
Investigação aponta falha logística como causa da tragédia animal durante desvio de rota aérea
Por Daniel Trindade, Portal Deixa Que Eu Te Conto
A investigação sobre a morte de Joca, um Golden Retriever de 5 anos, foi concluída pela Polícia Civil, que identificou um erro de embarque por parte da companhia aérea Gol como a causa do incidente. De acordo com o relatório, uma falha logística fez com que Joca fosse embarcado em um voo com destino a Fortaleza, Ceará, em vez de Sinop, Mato Grosso, seu destino final. Esse engano levou a uma viagem de aproximadamente 8 horas, significativamente mais longa do que as 2h30min inicialmente previstas, resultando na morte do animal.
O caso ocorreu no dia 22 de abril, quando Joca deveria ter sido enviado do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, para encontrar-se com seu dono, João Fantazzini Júnior, em Sinop. Contudo, um erro no processo de embarque fez com que o animal fosse erroneamente enviado para Fortaleza. As investigações revelaram que Joca chegou vivo ao destino errado, mas faleceu no voo de volta para São Paulo.
Durante a investigação, foram ouvidas 12 pessoas, incluindo o dono de Joca e funcionários da Gollog, a divisão de cargas da Gol Linhas Aéreas, responsáveis pelo embarque do cão. Um supervisor operacional de logística da Gollog admitiu o erro de conferência que causou o embarque equivocado de Joca.
Após a descoberta do erro, uma equipe da Gol foi prontamente mobilizada para tratar do caso, mas, infelizmente, Joca não resistiu ao trajeto de volta. A morte do golden retriever dentro do avião suscitou preocupações sobre os procedimentos de transporte de animais da companhia aérea e as condições fornecidas durante os voos.
Com a finalização do inquérito pela Polícia Civil, o caso será agora avaliado pelo Ministério Público e por um juiz, que decidirão sobre as necessidades de investigações adicionais antes de uma decisão final ser tomada.
Deixa que eu te conto, com informações do Correio Braziliense.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"