
Otaviano Pivetta (Republicanos), vice-governador de MT, nega denúncias de tortura em presídios e defende rigor no sistema prisional.
Em resposta a alegações de desembargador, vice-governador defende rigor nas cadeias e admite que Estado falhou no combate ao crime organizado.
Por Daniel Trindade
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), subiu o tom contra as denúncias de tortura em presídios do estado, rebatendo as acusações feitas pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça. Durante participação em um podcast, o magistrado relatou supostos abusos cometidos por agentes da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, com base em depoimentos de presos e seus familiares.
Pivetta garantiu que o governo estadual não compactua com desvios de conduta e desconhece qualquer prática de tortura nas unidades prisionais. “Não temos compromisso com o erro. Se algo extraordinário acontecer, não será do nosso conhecimento. Nossa missão é governar para todos dentro da lei”, frisou.
O vice-governador aproveitou para criticar decisões judiciais que mantiveram abertas as cantinas ou “mercadinhos” dentro dos presídios, contrariando a determinação do governo. Pivetta defende que a medida visava acabar com “mimos” indevidos aos detentos. “Enquanto trabalhadores e aposentados, muitos com salário mínimo, mal conseguem pagar suas contas, bandido tem tudo do bom e do melhor na cadeia? Sou contra! Bandido tem que ter restrições para pagar sua dívida com a sociedade”, disparou.
Pivetta também comentou o relatório da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que indicou uma possível aliança entre as facções criminosas PCC e CV em vários estados, incluindo Mato Grosso.
O vice-governador reconheceu que o crime organizado se fortalece quando o Estado falha. “Quando o Estado se desorganiza, o crime se organiza. Estamos criando uma estrutura para combater essas organizações de forma definitiva. Estamos apertando o cerco, fazendo o que precisa ser feito. Falhamos no passado, mas estamos corrigindo os erros e combatendo o crime com todas as forças”, concluiu Pivetta.
⇒Acompanhe as notícias e mantenha-se atualizado sobre as notícias. Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram .
⇒Sugestão de pauta: Entre em contato com a nossa equipe para sugestões de pautas, denúncias ou informações relevantes. Envie sua mensagem através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99250 5450 / (66) 99237-4496.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"