
Operação em Cuiabá e Várzea Grande apura crimes eleitorais e ofensas à honra contra o governador.
Por Daniel Trindade
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (14), a Operação Fake News para investigar um grupo suspeito de disseminar notícias falsas e ofensas à honra contra o atual governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), durante as eleições de 2022. A ação ocorreu em Cuiabá e Várzea Grande.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
A investigação busca apurar a atuação do grupo suspeito de produzir e disseminar notícias falsas e conteúdos ofensivos com o objetivo de influenciar o resultado das eleições de 2022, prejudicando a imagem do governador Mauro Mendes.
Durante a operação, a PF apreendeu celulares e outros materiais que podem ser relevantes para a investigação. Um secretário municipal de Várzea Grande foi preso por desacato aos policiais e encaminhado à sede da PF para os procedimentos legais.
Foram alvos da operação: Gustavo Duarte, ex-secretário de Assistência Social de Várzea Grande, foi preso por desacato e posteriormente demitido pela prefeita Flávia Moretti (PL), Luiz Augusto Vieira Silva, ex-assessor da gestão Emanuel Pinheiro (MDB), já havia sido investigado em 2020 por suposta participação em esquema de fake news e Adavilso Azevedo, investigado por envolvimento nos atos de 08 de janeiro de 2023, que contestavam o resultado das eleições presidenciais. Militar reformado e caminhoneiro, concorreu a cargos eletivos pelo PL.
A Operação Fake News faz parte dos esforços da Justiça Eleitoral para combater a desinformação e garantir a integridade do processo eleitoral, assegurando que os eleitores tenham acesso a informações verdadeiras e imparciais.
Acompanhe as notícias!
Fique por dentro de todas as novidades e atualizações. Acesse nosso canal no WhatsApp e siga-nos no Instagram para receber informações diretamente e estar sempre atualizado.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"