
Por Daniel Trindade
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 19 de novembro, uma operação com o objetivo de cumprir cinco mandados de prisão, que incluem militares com formação em Forças Especiais. A ação faz parte da Operação Contragolpe e investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022. Conforme as investigações, o grupo planejava assassinar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Além das prisões, a operação abrange três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e no Distrito Federal, todas autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
De acordo com a Polícia Federal, a organização criminosa utilizava elevado conhecimento técnico-militar para planejar, coordenar e executar ações ilícitas, detalhadas em um planejamento operacional chamado “Punhal Verde e Amarelo”. Este plano incluía não apenas os assassinatos dos líderes eleitos, mas também a prisão e execução de um ministro do STF, que estava sob vigilância contínua.
Os documentos apreendidos revelaram que o planejamento envolvia o uso de recursos bélicos e humanos, além da criação de um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise” para gerenciar os conflitos resultantes das ações. Entre as medidas cautelares cumpridas estão a entrega de passaportes, suspensão do exercício de funções públicas e proibição de contato entre os investigados.
A operação desta terça-feira está relacionada ao inquérito que investiga os eventos de 8 de janeiro de 2023, e é uma extensão da Operação Tempus Veritaris, que anteriormente mirou ex-ministros e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. A Polícia Federal também está analisando arquivos apagados pertencentes ao tenente-coronel Mauro Cid, que podem ser relevantes para a investigação.

Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"