Por Daniel Trindade
César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, está representando o governo estadual na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 29), realizada em Baku, Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro. Durante o evento, ele participou como painelista no tema “Rastreabilidade da Cadeia Pecuária”.
Em sua apresentação, César Miranda destacou que Mato Grosso é uma referência em agronegócio sustentável, com 60% do território preservado. Ele enfatizou os avanços na rastreabilidade da cadeia pecuária, iniciados em 2022, que trouxeram mais transparência ao setor. O objetivo é buscar soluções e melhorias contínuas para a sustentabilidade.
O painel abordou práticas sustentáveis e inovadoras para mitigar os impactos ambientais da pecuária. Miranda mencionou que o sistema de rastreamento da produção de carne em Mato Grosso combate o desmatamento ilegal e assegura a qualidade do produto para mercados globais. Além disso, a rastreabilidade ajuda a melhorar práticas de manejo e reduzir o impacto ambiental, como o uso de dietas que diminuem as emissões de metano.
Outro ponto destacado foi o Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), que promove práticas sustentáveis como o plantio direto e a integração lavoura-pecuária-floresta.
Em 2023, Mato Grosso exportou 453 mil toneladas de carne bovina, gerando US$1,9 bilhão. Os principais mercados foram China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Chile, Estados Unidos, Filipinas, Rússia, Itália, Arábia Saudita e Países Baixos. O estado foi responsável por 22,3% das exportações de carne do Brasil.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"