Por Daniel Trindade
No mês de novembro, a cidade de Sinop foi palco de uma série de mutirões itinerantes promovidos pelo Cadastro Único, que beneficiaram mais de 400 famílias. As atividades, iniciadas no dia 13 na Gleba Mercedes e concluídas no dia 28 na Casa de Passagem, tinham como principal objetivo atualizar os cadastros de famílias que não tinham sido revisados há mais de 48 meses.
Esses mutirões facilitaram o acesso ao serviço em bairros como Cidade Alta, Gleba Mercedes, Palmeiras, Gente Feliz, e Jardim São Paulo, entre outros. Ivan Altíssimo, coordenador do Cadastro Único, enfatizou a importância de levar os serviços para áreas mais distantes do centro da cidade, permitindo que as famílias que têm dificuldade de ir aos postos fixos pudessem ser atendidas.
As ações foram essenciais para que as famílias mantivessem seus dados em dia, permitindo a continuidade no recebimento de benefícios sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de descontos nas tarifas de energia e água. Durante os mutirões, a equipe também realizou novas inclusões cadastrais e ofereceu informações sobre cursos de qualificação profissional gratuitos, promovidos pelo município em parceria com diversas entidades.
O trabalho na Casa de Passagem incluiu, além da atualização cadastral, a orientação dos abrigados sobre seus direitos e deveres. A equipe destacou a relevância dos benefícios sociais no apoio ao recomeço de vida dos indivíduos e encorajou a participação nos programas de capacitação, como o Qualifica Sinop e o Ser Família Capacita, para ajudar a superar a situação de vulnerabilidade de maneira digna.
Com essas modificações, o texto está ajustado para garantir originalidade e evitar qualquer semelhança com o conteúdo original.
Daniel Trindade
Editor-Chefe do Portal de Notícias
Ativista Social|Jornalista MTB 3354 -MT
Estudante Bacharelado em Sociologia
Defensor da Causa Animal em Sinop -MT
Tutor do Stopa "O Cão Mascote"