
Foto: Reprodução
Por Redação
SES-MT alerta municípios sobre necessidade de intensificar campanha; estado já distribuiu mais de 850 mil doses, mas aplicação não ultrapassa 140 mil
Mato Grosso enfrenta uma preocupante baixa cobertura vacinal contra a influenza. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) revelam que apenas 138.603 doses foram aplicadas até o momento, o que representa somente 10,42% de imunização do grupo prioritário, formado por crianças, idosos e gestantes. A informação acende um alerta para a população e gestores municipais, especialmente com a aproximação do período de baixas temperaturas, propício para doenças respiratórias.
O governo estadual já recebeu e distribuiu 856 mil doses da vacina aos municípios, responsáveis diretos pela aplicação dos imunizantes. A diferença entre o número de doses disponibilizadas e efetivamente aplicadas evidencia um descompasso que preocupa as autoridades sanitárias.
Além do grupo prioritário, a campanha contempla diversos segmentos estratégicos da população. Entre os elegíveis para receber a vacina estão puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais de segurança pública, militares das forças armadas e pessoas com deficiência permanente.
Também integram o público-alvo caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos, portuários, funcionários dos correios, população privada de liberdade, agentes do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
A secretária adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde em substituição, Alessandra Moraes, explicou as ações do governo estadual no enfrentamento à baixa adesão. “No momento, a vacinação da Influenza está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para o grupo prioritário e estratégico. Além de ter distribuído as doses e prestado orientações às gestões municipais, o Estado tem divulgado as ações que precisam ser executadas pelos municípios, na medida em que monitora a cobertura vacinal”, afirmou.
Alessandra destacou a importância da vacinação infantil neste período do ano. “Não podemos deixar de ressaltar a importância da vacinação em crianças menores de cinco anos. Este é um período em que se iniciam as baixas temperaturas, que podem causar doenças respiratórias. A vacina imuniza as crianças contra três tipos de vírus da influenza, então é importante que os pais e as mães busquem a vacinação e levem seus filhos para tomar a vacina”, completou.
A SES-MT reforça que a imunização contra gripe está disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde de todos os municípios mato-grossenses para os grupos elegíveis. As pessoas que se enquadram nas categorias prioritárias ou estratégicas devem procurar o posto de saúde mais próximo, levando documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação.
Não perca nenhum detalhe desta e de outras notícias importantes! Siga nosso canal no WhatsApp e nosso perfil no Instagram para atualizações em tempo real.
Sua voz é fundamental! Tem alguma denúncia, sugestão de pauta ou informação relevante para compartilhar? Entre em contato com nossa equipe através do nosso WHATSAPP ou entre em contato pelo telefone (66) 99237-4496. Juntos, podemos construir um jornalismo ainda mais forte e engajado com a comunidade.

Redação
Este é o seu portal de notícias da nossa região. No nosso site, você encontra as informações mais relevantes e atualizadas sobre tudo o que acontece por aqui. Nossa missão é manter você informado com conteúdos de qualidade, escritos por colaboradores que conhecem a fundo a realidade local.